O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Belo Horizonte será reajustado em 3,91% no ano que vem. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte nesta segunda-feira (23).
O reajuste é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), divulgado pelo IBGE na última sexta-feira (20), no qual o índice acumulado foi de 3,91%. Inicialmente, a previsão era de 3,5% a 3,8%.
Imóveis terão valor corrigido acima do IPCA-E
De acordo com a prefeitura, imóveis que tiveram a área construída atualizada terão o valor do imóvel corrigido em percentual superior ao do IPCA-E. O órgão informou que aproximadamente 24 mil imóveis estão nessa situação.
Esse reajuste, de acordo com a prefeitura, faz parte do Programa de Autorregularização das Informações do Cadastro Imobiliário Municipal (PACI) efetuado durante o ano de 2019.
Entrega de guias e pagamento parcelado
As guias do IPTU de 2020 começarão a ser entregues pelos Correios em no dia 3 de janeiro do ano que vem nos endereços dos contribuintes. Além disso, os cidadãos poderão emiti-las no site www.pbh.gov.br ou no aplicativo PBH APP.
Os contribuintes que desejarem pagar o imposto antecipadamente para receber desconto poderão fazê-lo até dia 20 de janeiro. Nesse caso, o abatimento será de 5%.
Já para quem desejar pagar o imposto parcelado, o valor será dividido em até 11 prestações, de fevereiro a dezembro, com vencimento no dia 15 de cada mês.
Esclarecimentos
Os belo-horizontinos que tiverem dúvidas em relação ao imposto poderão se dirigir ao BH Resolve entre 2 de janeiro e 3 de fevereiro de 2020. Para isso, deverá ser feito o agendamento no site da prefeitura a partir do ano que vem.
Reajuste é maior em relação a de 2019
O reajuste no valor do IPTU de 2019 foi 3,86%. Esse percentual, por sua vez, foi superior ao do reajuste do imposto em 2018: de 2,94%.
Mais informações
De acordo com a assessoria da prefeitura, uma coletiva ocorrerá nos próximos dias, quando informações mais detalhadas sobre o caso serão repassadas à imprensa.