AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Uma aula diferente: crianças aprendem sobre preservação do Rio Doce
A iniciativa partiu da Fundação Renova, criada para reparar e compensar os danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015 18/10/2019

 

 

Tumiritinga é um município do interior de Minas Gerais, localizado no Vale do Rio Doce. Situado a cerca de 380 km a leste da capital, ocupa uma área de 500,073 km². Sua população é de 6.698 habitantes. É lá que está localizada a Escola Municipal Professora Alcina Silva de Miranda, onde as crianças tiveram uma oportunidade única: aprenderam sobre a preservação das águas do Rio Doce.

A iniciativa partiu da Fundação Renova, criada para reparar e compensar os danos provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.

"Estamos sempre em contato com as comunidades para levar as informações de maneira mais clara possível para que os moradores entendam como a gente está fazendo o monitoramento", explica Soraia Soares Silva, analista socioambiental da Fundação Renova.

A garotada se divertiu com uma aula diferente. E entendeu que cuidar do meio ambiente é papel de todos nós.


O rio Gualaxo do Norte está entre os cursos d'água monitorados pela Fundação Renova para acompanhar a qualidade da água.
Foto: Fundação Renova

"Aprendemos que todos nós precisamos ajudar a melhorar o nosso planeta", diz a estudante Andressa Lopes.

Atualmente, 92 pontos de qualidade de água são monitorados em Minas Gerais e no Espírito Santo nos cursos d'água impactados pelo desastre. O rio Gualaxo do Norte conta com três estações automáticas que analisam, em tempo real, o pH, que é a acidez da água, oxigênio dissolvido, temperatura, condutividade elétrica, turbidez.


Estações de monitoramento automáticas estão espalhadas nos cursos d'água impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.
Foto: Diego Luís

Os dados são enviados aos órgãos ambientais mineiros e capixabas. O monitoramento da qualidade da água auxilia decisões para abastecimento da população que depende do Rio Doce e de seus afluentes.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO