Apesar de o calor intenso ter oferecido trégua aos moradores de Belo Horizonte e da região metropolitana durante o fim de semana, esta próxima semana, que é a última do Inverno, promete repetir as altas temperaturas dos dias anteriores.
Se esta segunda-feira (16) será de tempo ensolarado e com temperaturas entre 15°C, durante o início da manhã, e até 30°C no meio da tarde, a situação não será tão amena ao longo da semana, é o que aponta o Instituto Geoclima.
Entre terça-feira (17) e sexta-feira (20), os termômetros voltam a subir e é esperado que as máximas ultrapassem os 36°C. Assim, é possível que seja novamente quebrado o recorde de dia mais quente do ano, em Belo Horizonte. A temperatura mais alta registrada em 2019 foi 35,4°C, na última quinta-feira (12).
A umidade volta a cair?
Com a massa de ar seco que sobrevoa Minas Gerais, as temperaturas continuam em gradativa elevação e, com isso, são registradas quedas preocupantes nos índices de umidade relativa do ar.
Nos primeiros dias da semana, a umidade fica em torno dos 30% no período da tarde. Contudo, a partir de quarta-feira (18), é possível que novamente sejam registradas umidades relativas abaixo dos 20%, um índice considerado preocupante pela Organização Mundial da Saúd