Belo Horizonte registrou nesta sexta-feira (13) a temperatura mais alta do inverno desde que são feitas as medições pelo Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1910. Os termômetros marcaram 36,4ºC, alcançando também a marca de dia mais quente de 2019.
O registro ficou próximo da temperatura mais alta que a capital mineira já registrou em toda sua história, quando foram marcados 37,7ºC em 22 de outubro de 2015, início da primavera.
Nesta sexta-feira foi a estação da Pampulha que marcou a temperatura mais alta, por volta de 13h. Na quinta-feira (12) a temperatura já tinha sido bem alta, marcando 35, 4ºC, também na Pampulha.
Além da alta nos termômetros, a cidade está vivendo um momento de secura. Segundo o Inmet, há cerca de 100 dias não chove significativamente na capital mineira.
A umidade relativa do ar, está em 14%, abaixo de 30% já é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como estado de atenção. O ideal é que a umidade fica acima de 60%.
No entanto, segundo o Inmet, para esse período, essa umidade é considerada normal. Uma massa de ar quente e seco está atuando no Sudeste do Brasil e provocando essa alta temperatura e baixa umidade.
Para este sábado (14), o calor vai continuar, mas as temperaturas vão baixar um pouco chegando a 30ºC e a mínima a 18ºC. Nesta sexta, a mínima foi de 20,2ºC.
Saiba como a Defesa Civil pode se prevenir por causa do tempo seco:
- hidrate-se durante o dia;
- prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- evite banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele; se necessário use hidratante;
- em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).