AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Ações de reparação são decididas em deliberação com mais de 70 entidades
Governança propõe participação efetiva de todos os envolvidos no processo de recuperação dos danos causados pelo desastre de Mariana e leva 09/09/2019

 

Por BERNARDO MIRANDA
9/09/14 - 03h00
Enviar por e-mail
Imprimir
O rio Doce é hoje o mais monitorado do Brasil; monitoramento extensivo é um dos exemplos do conhecimento gerado pelo processo de reparação
Foto: Nitro Imagens//Divulgação

No dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na região central, despejou cerca de 40 milhões de metros cúbicos de lama na bacia do Rio Doce, provocou a morte de 19 pessoas e causou o maior desastre ambiental do país. Os rejeitos de minério percorreram uma distância de 670 km até chegar à foz, no Espírito Santo. Mensurar quais foram os impactos e planejar as ações de reparação é um desafio que hoje mobiliza mais de 70 entidades que participam da compreensão das dimensões dos estragos causados, da decisão de quais são as ações a serem desempenhadas e do monitoramento de sua implementação. A criação da Fundação Renova, em 2016, foi um marco no caminho de recuperação e compensação pelos danos.

A organização integra um sistema de governança complexo com diversos colegiados de deliberação e consulta. Estão representados nesses ambientes as várias esferas do poder público, os atingidos, a comunidade acadêmica e outras instituições de representação da sociedade civil.

Um dos primeiros desafios a ser enfrentado para fazer sair do papel as ações de reparação do desastre foi criar, manter e melhorar esse modelo de deliberação e de tomada de decisões. Esse sistema de governança tem a missão de envolver todos esses representantes nessa discussão para que os recursos destinados para restaurar e compensar os impactos causados pelo rompimento de Fundão sejam aplicados com prioridades e da forma mais ágil possível. As ações estão divididas em três eixos temáticos: Pessoas e Comunidade, com ações mais focadas no caráter social de atenção aos atingidos; Terra e Água, que tem o foco na reparação ambiental; Reconstrução e Infraestrutura, onde estão concentradas as obras de reassentamento, saneamento e de infraestruturas impactadas.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO