AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Cinco unidades de saúde são fechadas em BH por suspeita de sarampo
UPAs Nordeste e Venda Nova e centros de saúde Marcelo Pontel e Carlos Chagas passam por processo de desinfecção 03/09/2019

 

vacina sarampo
UPAs e centros de saúde são fechados em BH por suspeita de sarampo
Foto: Agência Brasil/arquivo

Desde o dia 21 de agosto, quando a UPA Centro-Sul foi fechada pelo fato de um paciente com suspeita de sarampo ter passado pelo local, 20 outros centros de saúde pública já foram fechados para conter uma possível propagação da doença. Nesta segunda-feira (2), a suspensão do atendimento voltou a se repetir, afetando as UPAs Nordeste e Venda Nova e os centros de saúde Marcelo Pontel, na região Nordeste, Carlos Chagas, na região Centro-Sul, e Alameda dos Ipês, na região de Venda Nova (confira abaixo todas as unidades públicas de BH fechadas pela suspeita).

Esta é a segunda vez que as duas UPAs são bloqueadas por suspeita de sarampo. No último dia 27, a unidade localizada em Venda Nova baixou as portas, situação que ocorreu na UPA Nordeste, na última sexta-feira (30)

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que as “medidas de bloqueio vacinal e desinfecção das unidades têm caráter preventivo”. Ainda segundo a nota, tais medidas são necessárias para “resguardar a saúde das pessoas e evitar transmissões.”

Por fim, o órgão municipal esclarece que a suspensão temporária no atendimento, diante de um caso suspeito de sarampo, dura em média duas horas.

Histórico 

Na última sexta-feira (30), um andar do hospital São Camilo, no bairro Horto, em BH, ficou isolado. Nesse domingo (1º), a UPA Justinópolis, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana, foi fechada pelo mesmo motivo.

O número de casos confirmados de sarampo em Minas Gerais pode saltar de quatro para nove no decorrer dos próximos dias, como confirmou a Secretaria de Estado de Saúde na sexta-feira (30).

O quadro clínico de cinco pacientes ainda está sob investigação, mas os sintomas e os primeiros exames apontaram que todos estavam infectados com o vírus da doença.

Em caso de suspeita de sarampo, o Ministério da Saúde exige que hospitais e postos adotem um protocolo de segurança para evitar a transmissão da doença. O procedimento tem duração de duas horas, período em que é suspensa a admissão de novos pacientes.

Também é verificada a situação vacinal de todas as pessoas que estavam dentro da unidade de saúde, a vacina é aplicada em quem não estava imunizado. O protocolo prevê ainda que o espaço seja completamente desinfetado.

Veja a lista:

21.8: UPA Centro-Sul
22.8: Centro de Saúde São Geraldo
23.8: Centro de Saúde Lagoa
24.8: UPA Centro-Sul e UPA Leste
26.8: Centros de saúde Califórnia, Tirol, Cafezal, Dom Joaquim, Felicidade I e II e UPA Nordeste – sendo que o caso já foi descartado para sarampo
27.8: UPA Venda Nova e Centro de Saúde Jaqueline II
28/8: Centros de saúde Osvaldo Cruz, Nossa Senhora Aparecida e UPA Norte
29.8: Centros de Saúde Nova York, Paraíso e UPA Leste 
30.8: UPA Nordeste
31.8: UPA Venda Nova

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO