AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Homem já esgotou recursos naturais do planeta para 2019
Consumo de bens da natureza ocorre 1,75 vez mais rápido; Reduzir a emissão de CO² em 50% atrasaria o “Dia da Sobrecarga” para outubro 30/07/2019

 

FILES-FRANCE-ENVIRONMENT-POLLUTION
O ano de 1969 foi o último em que a Terra suportou o tanto que consumia
Foto: JOEL SAGET/AFP

Em matéria de recursos naturais, a humanidade entrou ontem no “cheque especial” – para ficar em uma analogia que siga a lógica do consumismo. Isso porque as civilizações já consumiu, no 209º dia do ano, todos os meios oferecidos pelo planeta para que nele se possa viver – tais como água, terra e ar limpo.

Nos próximos 156 dias do ano, portanto, a sociedade passa a tomar de empréstimo elementos necessários para a sua sobrevivência, reduzindo a capacidade de autopreservação do ecossistema. O cálculo é da organização Global Footprint Network, que realiza o registro anualmente desde 1986.

“O fato de que o ‘Dia da Sobrecarga da Terra’ seja 29 de julho significa que a humanidade utiliza atualmente os recursos ecológicos 1,75 vez mais rápido” que a capacidade de regeneração dos ecossistemas, destaca a ONG em um comunicado.

“Gastamos o capital natural do nosso planeta, reduzindo ao mesmo tempo sua capacidade futura de regeneração”, adverte também a organização, com sede na Califórnia.

Mais precoce. Em 2019, o chamado “Dia da Sobrecarga” chegou dois meses antes de 20 anos atrás. A cada ano, progressivamente, a data aparece mais antecipadamente no calendário. Em 1993, ocorreu em 21 de outubro; em 2003, em 22 de setembro; e em 2017, em 2 de agosto.

“O custo desta sobrecarga econômica mundial está se tornando cada vez mais evidente com o desmatamento, a erosão dos solos, a perda da biodiversidade e o aumento do dióxido de carbono na atmosfera. Isto leva à mudança climática e a fenômenos climáticos extremos mais frequentes”, explica a organização.

Diferenças. Os modos de consumo apresentam enormes diferenças entre os países. “O Catar alcançou seu dia de sobrecarga depois de 42 dias, enquanto a Indonésia consumiu todos os recursos para o ano inteiro depois de 342”, destaca WWF, associada à Global Footprint Network.

“Se todo mundo vivesse como os franceses, precisariam de 2,7 planetas”. Os americanos também têm uma relação abusiva em relação ao meio ambiente: se todo mundo adotasse o modo de consumo habitual da média da população nos EUA, seriam necessárias cinco Terras.

Segundo a WWF, a situação pode ser revertida – mas é preciso um esforço conjunto. “Diminuindo as emissões de CO² em 50%, poderíamos ganhar 93 dias ao ano, isto é, atrasar no dia da sobrecarga da Terra até outubro”, expõe a entidade.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO