Uma das vítimas da embarcação que explodiu no último dia 7 em Cruzeiro do Sul, no Acre, morreu na manhã deste sábado (15) no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), em Belo Horizonte, onde estava internada.
Outras cinco pessoas com queimaduras, vítimas do mesmo acidente, permanecem internadas na mesma unidade.
De acordo com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), o homem que morreu tinha 33 anos. O estado de saúde das demais vítimas não foi informado.
O HPS João XXIII é referência em atendimento de queimados e, por isso, recebeu os sobreviventes.
Duas pessoas, um menino de 3 anos e quatro meses, que teve 24% do corpo queimado, e um homem de 45 anos, que teve 80% do corpo queimado, chegaram à capital mineira no dia 11, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Ajuda
O diretor assistencial da Fhemig, Marcelo Lopes Ribeiro, informou que a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) solicitou a ajuda da equipe médica do João XXIII para atender os acidentados. “A SBQ entrou em contato comigo dizendo que a situação no Acre era calamitosa, que os médicos de lá não tinham nem expertise, nem equipamentos para atender os pacientes”, contou.
O acidente
A explosão em um barco que levava passageiros e galões de combustível pelo Rio Juruá deixou 18 pessoas gravemente feridas no início da noite da última sexta-feira, 7, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.
A Polícia Civil acredita que o barco era utilizado para o transporte irregular de combustível. Conforme o delegado Lindomar Ventura, da Delegacia Central de Cruzeiro do Sul, o barco estava ancorado e fazia o abastecimento de cinco galões de combustível quando houve a explosão.
As primeiras apurações indicam que um dos galões teria transbordado e combustível se inflamou ao atingir equipamentos do navio. As chamas envolveram rapidamente a embarcação, que transportava também malas de viagem e mercadorias diversas.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para combater as chamas e dar socorro aos feridos. Pessoas com até 90% do corpo queimados foram levadas para o Hospital do Juruá.