AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
PF realiza operação 'Escobar' para combater corrupção na própria corporação
Agentes da própria Polícia Federal teriam fornecido documentos sigilosos sobre operações a advogados dos investigados 05/06/2019

 

Polícia Federal
Foto: Alex de Jesus

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados de prisão preventiva e temporária e busca e apreensão a escritórios de advogados envolvidos em esquemas de corrupção e contra agentes da própria corporação, na manhã desta quarta-feira (5).

Todos são investigados por corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, obstrução da justiça e violação de sigilo. Dois advogados teriam sido presos durante a ação, assim como dois policiais federais. Estes são suspeitos de retirar documentos sigilosos do sistema da própria PF e vazá-los. A informação é do "G1". 

Nomeada operação Escobar, a ação teve início quando investigações apontaram que documentos sigilosos e internos da operação Capitu foram encontrados na casa de investigados, em dezembro de 2018.

À época da operação Capitu, uma organização criminosa que atuava na Câmara dos Deputados e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi desarticulada

Ainda segundo o "G1", Andrea Neves, irmã do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) teria guardado as informações vazadas em sua residência. Ela foi intimada a prestar declarações e deve se apresentar na sede da PF no Rio de Janeiro. 

Com isso, a Polícia Federal constatou que advogados teriam cooptado servidores da corporação para obter, de forma ilegal, acesso a informações sigilosas ligadas a investigações em andamento. Com acesso privilegiado a essas informações, os advogados ofereciam facilidades ilegais a seus clientes. 

Em nota enviada a O TEMPO, a PF, por meio de sua assessoria, informou que "a repreensão contra atos de servidores do órgão policial causa desconforto aos investigadores e a toda a instituição". No entanto, "é essencial para a manutenção da lisura e do compromisso que a Polícia Federal tem de servir à sociedade brasileira", afirmou. 

Os investigados estão sendo procurados pela reportagem. 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO