AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Ministro lança programa de ações da pasta para este ano em BH
Plano inclui uma série de ações e atividades para fomento no turismo do país 13/04/2019

 

Enviar por e-mail
Imprimir
Marcelo Álvaro Antônio, Ministro do Turismo
Marcelo Álvaro Antônio, Ministro do Turismo
Foto: João Godinho/O TEMPO

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anuncia hoje, em Belo Horizonte, a agenda de 2019 “Patrimônio+Turismo”, em evento com o mesmo nome na sede do Iphan, no bairro Floresta. O plano inclui uma série de ações e atividades para fomento no turismo do país. Dentro deste cronograma, o ministro apresentará dez metas para o setor em 2019, como a estruturação de programas nacionais, realização de seminários e outras ações. 

Na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já havia assinado o decreto que criou a Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Cultural e Natural. Em tese, a União vai permitir a exploração do potencial turístico de algumas atrações, como parque nacionais, fortes pelo litoral brasileiro, dentre outros, mediante parcerias público-privadas, com pagamento de royalties.

Serão contratos de longo prazo. O parceiro privado vai investir na manutenção da estrutura, em troca de instalar seus empreendimentos no local. A ideia é se basear em programas espanhóis e portugueses para que, com a ajuda da iniciativa privada, resgatar essas áreas e criar resorts, museus e centros culturais. A ideia é potencializar e estimular o turismo nestas áreas.

Locais hoje não explorados comercialmente, como praias dentro de terrenos da Marinha, por exemplo, passariam a poder ser utilizados para a criação de espaços privados, como acontece em Cancún, no México. Com o decreto, o governo uniu algumas das atribuições entre as pastas de Cultura, Meio Ambiente e Turismo.

Uma outra norma, também publicada no fim desta semana, une atribuições entre o turismo e a gestão do patrimônio histórico, com a criação da Política Nacional de Gestão Turística dos Sítios de Patrimônio Mundial. O objetivo da pasta é estimular o turismo nos 21 locais brasileiros que possuem o título de Patrimônio Mundial – sendo 14 sítios de patrimônio cultural, sete patrimônio natural e cinco patrimônio imaterial. Só em Minas, há o Centro Histórico de Ouro Preto, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, o Centro Histórico de Diamantina e o Conjunto Moderno da Pampulha.

 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO