Álvaro Antônio foi indicado ao Ministério do Turismo
PUBLICADO EM 28/11/18 - 20h40
LAURA MARIA
Horas depois de ter sido anunciado por Jair Bolsonaro como futuro ministro do Turismo nesta quarta-feira (28), o deputado federal e presidente do PSL, Marcelo Álvaro Antônio, revelou, em entrevista exclusiva à rádio Super Notícia, que o também deputado federal Jaime Martins Filho (Pros) pode ser indicado pelo presidente eleito ao Ministério de Minas e Energia.
“O presidente entende que Ministério de Minas e Energia tem ligação quase que umbilical com o nosso Estado, e o Jaime Martins tem capacidade muito grande. Ele está entre três nomes que estão sendo estudados para o Ministério. Seria uma alegria muito grande não só para Minas, como para a equipe econômica de Bolsonaro”, falou.
Segundo Antônio, Bolsonaro tem “um carinho muito grande por Minas assim como por todo o Brasil”.“Inclusive, ele (Bolsonaro) diz que a segunda cidade natal dele é Juiz de Fora", falou.
"Minas vai voltar à grandeza de antes, tanto pelo turismo como pela economia muito forte. Nós precisamos estar aqui intercedendo por Minas, e ele (Bolsonaro) vai contemplar o Estado em toda a sua grandeza”, respondeu quando questionado sobre as constantes reclamações de como o governo de Michel Temer tirou o Estado do radar do executivo.
Segurança pública e turismo
Antônio destacou ainda que, como futuro ministro do Turismo, conversará com outras pastas sobre ações de segurança pública para que estrangeiros se sintam atraídos para visitar o país.
“O Ministério vai ter que conversar com outros (ministérios), como o da Ciência e Tecnologia, com o da Justiça, de (Sérgio) Moro. Quando a justiça e a segurança pública andam juntas elas impactam diretamente os rumos do turismo. E vejo isso com muito otimismo. Melhorando a segurança pública, vamos atrair turistas, gerar renda e vamos colocar o Brasil no trilho do desenvolvimento.
Desafios
Na avaliação do deputado, o principal desafio como ministro será fazer com que o estrangeiro se interesse mais pelo país. "Ainda é preciso fazer um grande diagnóstico no ministério, mas o Brasil ainda está muito aquém de sua potencialidade turística, com a visita de 6,5 milhões de turismos por ano", destacou.
"Portugal, por exemplo, recebe 20 milhões de turistas por ano. Em Cancun, são 22 milhões naquela faixa de praia. A gente percebe que o Brasil tem um potencial gigantesco, com muitas cidades turísticas, mas também o de negócios e o religioso. Precisamos trabalhar melhor o turismo no Brasil para que ele gere empregos e coloque o país na rota do desenvolvimento", diz.
Duplicação da BR-381, ampliação do metrô e obras no Anel
Como representante de Minas no Ministério de Bolsonaro, Marcelo Álvaro Antônio afirma que é possível sonhar com a auplicação da BR-381, com ampliação do metrô e com obras no Anel, apesar de apresentar discurso moderado.
"No primeiro momento, o esforço será pra recolocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento. Nos dois primeiros anos, vamos resgatar a economia para que o Brasil caminhe bem no mandato (de Bolsonaro) e consigamos levar obras de grande porte para a frente", adianta.
'Grande potencialidade'
O deputado disse que ficou feliz com o chamado do presidente eleito. "Recebo com muita alegria o convite de Jair Bolsonaro sabendo da potencialidade tão grande como o turismo, que precisa gerar empregos e atrair turistas não só internamente, como os estrangeiros".
O convite, aliás, não estava nos planos de Antônio, uma vez que sua ideia era se manter como deputado na Câmara - ele foi eleito com maior número do votos no Estado.
"O PSL elegeu uma bancada de 52 deputados, com apenas três reeleições. Imaginei que poderia contribuir com o presidente na governabilidade, mas fui surpreendido com o convite. Ele (Bolsonaro) me exnergou como uma pessoa apta a assumir o ministério", falou.