PUBLICADO EM 27/11/18 - 20h02
MICHELYNE KUBITSCHEK
O mês de dezembro ainda não chegou, mas o encanto do Natal já pode ser visto em diversos pontos decorados com o tema na capital. No tradicional bairro de Lourdes, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, o projeto solidário "Lourdes Brilha", promovido pelo movimento feminino Marias Bonitas de Lourdes, em conjunto com 173 lojistas e moradores do local, pretende tornar a data mais especial em algumas instituições de apoio a pessoas carentes e de resgate de animais.
"Tivemos uma rápida adesão dos comerciantes que perceberam que podem levar muito mais luz a pessoas que precisam neste Natal. Além dos comerciantes, mais de 50 voluntários estão se doando para fazer mais pessoas felizes", disse Clarissa Vaz, líder do Marias Bonitas de Lourdes e idealizadora do projeto.
Empresas de siderurgia, mineração e uma construtora doaram 240 árvores de Natal, de 3,5 metros de altura cada, feitas de metal e iluminadas, que serão distribuídas ao longo de 50 quarteirões da avenida da Contorno e das ruas Santa Catarina, Gonçalves Dias e Espírito Santo. Seis rotatórias do bairro também vão ganhar o brilho de árvores de nove metros, desenvolvidas especialmente para o projeto. A inauguração será na próxima sexta-feira (30).
Conforme a organização, cada estabelecimento participante doou R$ 900, que serão destinados à criação da identidade visual do evento e ações de marketing. “A força humana é totalmente voluntária, ninguém está recebendo nada. Nós nos unimos para levantar o astral do Natal em um ano com tantos conflitos e descobrimos a força do coletivo. Passamos por dificuldades enormes para colocar o projeto de pé, mas conseguimos coisas que nem imaginávamos. Nenhum bairro em Belo Horizonte fez isso antes. Vamos ajudar a quem precisa e todos saem ganhando”, comenta Fernanda Bicalho, uma das empresárias que encabeçam o projeto.
Solidariedade
Além do brilho dos pinheiros luminosos, eventos natalinos com foco na arrecadação de itens como fraldas, cosméticos, cobertores, brinquedos, roupas, materiais de limpeza e alimentos para cães serão realizados durante todo o mês de dezembro.
Diversas atividades serão realizadas durante o mês, como oficina de guirlandas no café Frau Bondan, na rua Espírito Santo; oficina de brinquedos de papelão com a loja de jogos criativos Mobri; apresentação de coral infantil na loja de decoração Villa Maria, na rua Bárbara Heliodora, serão promovidos no período.
De acordo com a organização, um casarão na rua Alvarenga Peixoto, número 425, também funcionará como ponto de arrecadação. As doações poderão ser realizadas até dia 6 de janeiro de 2019.
O projeto conta com apoio da Cemig. A relação de empresas que vão receber as doações e a programação do evento podem ser conferidas nas páginas do projeto: lourdesbrilha.com.br / instagram.com/lourdesbrilhabh