AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLÍCIA
Por falta de efetivo, Polícia Civil reduz quadro nas Deplans
Justificativa é que escrivães estão ociosos em delegacias de plantão e poderiam agilizar inquéritos 21/11/2018

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
Debate. Audiência pública na Assembleia Legislativa discutiu remanejamento de escrivães na capital
PUBLICADO EM 21/11/18 - 03h00

A falta de efetivo da Polícia Civil pode provocar a transferência de 12 escrivães que atuam nas quatro Delegacias de Plantão (Deplans) de Belo Horizonte para unidades de área (nos bairros). Nesta terça-feira (20), a corporação confirmou que estuda reduzir pela metade o número de servidores nos plantões diurnos para abastecer delegacias em seis regionais da capital que não têm nenhum escrivão ou possuem apenas um profissional. O objetivo é agilizar o envio de inquéritos parados para a Justiça, mas, conforme O TEMPO mostrou com exclusividade em outubro, o receio dos servidores é que a medida aumente o tempo de espera de militares, presos, advogados e denunciantes nas Deplans.

Segundo o chefe do 1° Departamento da Polícia Civil na capital, o delegado geral Enrique Solla, um estudo iniciado há dois meses mostra que delegacias das regiões Centro, Leste, Venda Nova, Sul, Noroeste e Barreiro sofrem com a falta de escrivães e que, no plantão diurno das Deplans, não há necessidade de dois profissionais, como ocorre hoje. “Nós estamos propondo, com base em estatísticas e dados, uma nova escala em que, ordinariamente, as Deplans funcionem com um escrivão durante o dia e, quando necessário, os próprios delegados regionais vão convocar e reforçar as unidades”, diz, ressaltando que as Deplans ficam nos mesmos prédios das delegacias regionais.

De acordo com Solla, a carga horária de trabalho dos escrivães não vai aumentar, nem mesmo o tempo de espera dos militares nas Deplans. Ainda segundo o delegado, dados apontam que um escrivão estaria fazendo apenas um auto de prisão em flagrante por dia nas Deplans, no plantão de 12 horas. “Tomar decisão com relação a recursos humanos é sempre muito difícil, porque a gente sempre lida com menos do que é o ideal, mas a gente está na gestão e precisa tomar decisões. Essa solução é a que traria o menor prejuízo para o serviço”, diz.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO