O fornecimento de água permanece suspenso em bairros de Itabira neste domingo (28) em razão da falta de energia elétrica, informou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
O problema atinge as Estações de Tratamento de Água (ETA) Pureza e Gatos, sistemas responsáveis por mais de 80% do abastecimento da cidade.
Nesse sábado (27), um temporal acompanhado de ventos fortes atingiu a região e provocou danos na rede elétrica. O SAAE esclarece que a interrupção da energia impede que os reservatórios alcancem os níveis necessários para a distribuição de água.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi acionada de imediato e equipes atuam no reparo. O temporal também provocou outros estragos. Houve queda de árvores na ETA Pureza.
O abastecimento aos serviços considerados essenciais – como os hospitais – é priorizado.
Atualização
O fornecimento de energia elétrica foi retomado no início da tarde deste domingo na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou a operação de descarga das primeiras produções de água tratada, o que permitirá a recarga dos reservatórios da unidade.
O abastecimento pela ETA Gatos será retomado gradualmente à população a partir do fim desta tarde.
A estação atende Campestre, Bela Vista, Nova Vista, Nossa Senhora das Oliveiras Eldorado, São Francisco, Pedreira, Penha, Santo Antônio, São Pedro, Vila Cisne, Vila Paciência, Cento e Cinco, Cidade Nova e Santa Inês.
Na ETA Pureza ainda não há previsão de normalização. SAAE, Cemig e Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) executam uma força-tarefa para reparo da rede, corte e recolhimento de árvores e galhos que caíram durante o temporal desse sábado (27).