PUBLICADO EM 16/10/18 - 08h07
LETÍCIA FONTES E LUIZ FERNANDO MOTTA
A partir desta terça-feira (16), os motofretistas de Belo Horizonte terão de usar obrigatoriamente o sistema de rotativo na capital. Até então, não era necessário documentar a permanência nas vagas exclusivas para a categoria. O motofretista não paga nada pelo cadastro e pelo uso da vaga e dos créditos eletrônicos.
De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), os motoristas deverão baixar um dos aplicativos credenciados pela prefeitura de BH ou fazer a ativação do uso da vaga em um ponto de venda fixo. As folhas de rotativo não serão mais vendidas a partir do próxima sexta-feira (26).
Segundo a BHTrans, a medida atende a um pedido dos representantes da categoria de motofretistas, que reivindicam a rotatividade das vagas.
A capital mineira conta com 573 vagas para motofrete no sistema rotativo (clique aqui e veja os locais). O tempo de permanência máximo nessas vagas é de uma hora.
O motofrete é uma profissão regulamentada na capital que exige registro e licenciamento do veículo na categoria aluguel - placa vermelha - junto ao Detran-MG, além de registro do condutor e inspeção técnica semestral.
Quem foi pego de surpresa foi o vigilante Ronaldo Coelho, 28. Para Coelho, a medida vai burocratizar o acesso às vagas. “Moto costuma ficar pouco tempo nas vagas, não ficamos muito tempo. É uma medida que vale mais para o carro”, afirmou.
“Não pagamos nada e agora surge mais essa? Ao invés de facilitar é mais uma coisa para fazer. O nosso tempo é corrido”, avaliou o motoboy Cleber Salviano, 32.
Talões
A interrupção da distribuição dos talões do rotativo será feito a partir de 26 de outubro. Mas quem ainda tiver o Faixa Azul impresso após essa data poderá usá-lo por tempo indeterminado.
Aplicativos
Os aplicativos para compra de crédito estão disponíveis nas lojas virtuais para os sistemas Android e iOS. A escolha pode ser feita acessando o site da PBH. Após cadastramento da placa do veículo, podem ser escolhidas a quantidade de créditos e a forma de pagamento. São aceitos cartões de crédito, débito ou pagamento por boleto.
Depois disso, o usuário deve ativar o rotativo quando estacionar, com atenção para o tempo de permanência indicado na placa de regulamentação.