AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Símbolo de BH, Othon Palace fecha as portas em novembro
Em quatro anos, oferta de leitos cresceu 55%, enquanto o país todo entrou em recessão 16/10/2018

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
othon palace
Marco. Referência do hipercentro de Belo Horizonte, Othon domina paisagem no coração da cidade
PUBLICADO EM 15/10/18 - 12h26

Símbolo de turismo e marco arquitetônico da capital mineira há quatro décadas, o Belo Horizonte Othon Palace, tradicional quatro estrelas na avenida Afonso Pena, fecha suas portas no dia 18 de novembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15) pela rede Othon. O prédio, que até a década de 90 hospedava todas as celebridades e chefes de Estado que visitavam a cidade, foi inaugurado em 1978, tem 296 quartos e 29 andares.

A rede Othon não informou o motivo da decisão, mas citou o cenário econômico. “Conscientes da atual situação do país, continuamos acreditando na recuperação da economia e, certamente, a bandeira Othon continuará apostando no turismo nacional”, escreveu o gerente geral corporativo de operações do Othon, Jorge Chaves.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG), Erica Drumond, salienta que o fechamento reflete a oferta excessiva de leitos na capital. “Um hotel desse porte, com a categoria e a tradição do Othon, que fecha, é muito ruim. Demonstra que a economia não está absorvendo o número de apartamentos que o destino tem para oferecer”, avalia Erica, que estima em pelo menos 200 o número de pessoas que podem ser demitidas.

 

Um levantamento feito pela JR & MVS Consultores, com 40 hotéis da capital, mostrou que o Othon chegava ao quarto lugar em ocupação, mas era apenas o décimo na média de valor das diárias. “Isso me leva a crer que o fator que levou à decisão de fechamento foram os elevados custos operacionais. Sinal de alerta para outros empreendimentos”, avalia o consultor especializado em hotelaria da JR & MVS Consultores Maarten Van Sluys.

Secretário executivo do Belo Horizonte Convention Bureau, Hernani de Castro Júnior cita que mudanças necessárias não foram realizadas. “O país passou por muitas dificuldades. Mas a crise não explica sozinha o fechamento. Algumas reformas estruturais que eram necessárias não foram feitas”, afirma.

A rede Othon não se manifestou sobre uma possível venda do prédio, mas para Van Sluys, o negócio pode ser atrativo. “Temos grupos internacionais de hotelaria interessados em Belo Horizonte. Vai depender do valor pedido pela rede. O hotel Del Rey, por exemplo, que ficava na região central, teve compradores interessados, mas não conseguiram chegar a um acordo com os proprietários”, afirma.

O crescimento do número de hotéis em função da Copa também influenciou, segundo Van Sluys. “Em quatro anos, a oferta de leitos cresceu 55% na cidade, e a economia do Brasil e de Minas entrou em declínio. Isso afeta o setor”, conclui.

Na Bahia

Tradicional. O hotel Bahia Othon Palace também vai encerrar suas atividades em novembro, segundo a rede de hotéis. Ele fica em Salvador, na orla de Ondina, e é avaliado como cinco estrelas.

 

Funcionários achavam que era só boato

A notícia do fechamento do Othon Palace pegou os funcionários do hotel de surpresa. Na manhã desta quinta-feira, eles ainda a tratavam como apenas um “boato”. “Não tem nada confirmado, é um boato. A gerência não falou nada”, disse um funcionário do hotel que pediu para não ser identificado.

“Foi um susto para nós, porque o hotel faz parte da vida da cidade, de cada um de nós”, disse o secretário executivo do Belo Horizonte Convention Bureau, Hernani de Castro Júnior. “Dá muita tristeza. Tenho muitos clientes que são hóspedes”, disse o dono de um restaurante ao lado do Othon, que pediu anonimato.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO