O candidato pelo PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, cresceu na pesquisa realizada pelo Datafolha para a corrida para o Planalto. Conforme levantamento do instituto, que foi divulgado na noite desta terça-feira (2), o capitão de reserva tem 32% das intenções de voto – outrora, ele tinha 28%
Por outro lado, pesquisa aponta queda para o petista Fernando Haddad. Antes, o candidato tinha 22% das intenções de voto. Agora, retrocedeu um ponto percentual, chegando a 21, o que lhe deixa a 11 pontos de Bolsonaro.
Em um eventual segundo turno, o capitão de reserva venceria o petista por 44% contra 42%. Na pesquisa de 28 de setembro, Haddad levava a melhor sobre Bolsonaro por 45% a 39%.
Com os mesmos 11% das intenções de voto da última pesquisa, o Ciro Gomes mantém a terceira posição. Geraldo Alckmin foi de 10% para 9; Marina Silva, que já tinha apresentado tendência de queda, saiu de 5% para 4%.
Brancos e nulos, que eram 10%, agora somam 8%. Entre os entrevistados, 5% dos eleitores estão indecisos sobre quem votar no primeiro turno - o mesmo índice do último dia 28.
A pesquisa foi realizada nesta terça-feira (2), três dias após mulheres irem às ruas em protesto à candidatura de Bolsonaro. No último domingo (30), eleitores do capitão de reserva fizeram atos favoráveis.
Rejeição
Ainda de acordo com o Datafolha, a rejeição de Bolsonaro apresentou queda de 46% para 45%. A reprovação de Haddad entre os eleitores também cresceu, de 32% para 41%. Marina é rejeitada por 30% e Alckmin, por 24%. Entre os entrevistados, 22% dos eleitores não votariam em Ciro de jeito nenhum.
Segundo turno
Ainda que lidere no primeiro turno, o presidenciável do PSL só conseguiria vencer Haddad em uma das simulações de um eventual segundo turno. O petista, que venceria por 45% a 39% na última pesquisa, desta vez levaria a pior por 44% a 42%.
Ciro Gomes diminuiu sua vantagem contra o adversário. Na semana anterior, o pedetista venceria por 48% a 38% e agora supera Bolsonaro por 46% a 42%. Contra Alckmin, Bolsonaro perderia por 41% a 43% dos votos.
Em uma eventual disputa entre Haddad e Alckmin, os tucano levaria a melhor por 43% a 36%, sendo que na última pesquisa eles empatam com 39%. Já Ciro venceria Haddad por 46% a 32%.
A pesquisa Datafolha tem uma margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. Foram ouvidos 3.240 mil eleitores em 227 municípios nesta terça-feira (2)
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03147/2018.