Uma pesquisa encomendada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) mostra que 80% dos mineiros com mais de 55 anos têm computadores em casa.
O estudo “Tendências do Mercado Prateado de Minas Gerais”, feito pela Pipe.Social e Hype60+ e divulgado nesta terça-feira (21), mostra que os idosos têm acompanhando os avanços da tecnologia e se tornado cada vez mais consumidores deste mercado.
Dos 277 entrevistados, 59% possuem smart TV e 90% têm smartphone. A pesquisa mostra também que o WhatsApp é um dos aplicativos preferidos dos mineiros com mais de 60 anos. O Facebook também é uma ferramenta que faz parte da vida dos idosos sendo usado por 88% dos entrevistados entre 55 anos e 64 anos.
Mais da metade das pessoas com mais de 65 anos (55%) são usuárias da rede social. Ainda segundo o estudo, 9% das pessoas entre 55 e 64 anos fazem compras pela internet. Este número aumenta para 13% quando o foco são os maiores de 65 anos.
"Tsunami prateado"
De acordo com a CDL, a pesquisa pretende traçar um perfil do consumidor “prateado” para que o mercado possa traçar estratégias que atendam esta parcela da população. Esta faixa etária movimenta um mercado de R$1,6 trilhão por ano no Brasil, segundo a entidade.
Além disso, a população brasileira está em trajetória de envelhecimento e, até 2060, o percentual de pessoas com mais de 65 anos passará dos atuais 9,2% para 25,5%. Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso. É o que aponta projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento desta parcela da população ganhou o nome de “Tsunami prateado”.
Entre as principais fontes de renda das pessoas entre 55 e 64 anos, estão trabalho profissional (52%), aposentadoria (28%), rendimentos de aluguéis (8%), aplicações financeiras (3%) e plano de previdência privada (3%). Entre os que ainda trabalham, 31% são autônomos, 13% empresários, 17% funcionário em período integral e 4% são funcionários em um dos períodos (manhã ou tarde).