AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

POLITÍCA
Dia de Minas tem cerimônia esvaziada e sem a presença de Pimentel
17/07/2018

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Cerimônia do Dia de Minas
 
PUBLICADO EM 16/07/18 - 13h05

Em uma cerimônia esvaziada e sem a presença do governador Fernando Pimentel (PT), foi realizada a cerimônia do dia de Minas, que marca a transferência simbólica da capital do Estado para Mariana, na região Central. 

Dessa vez, políticos de relevância ficaram de fora da lista de agraciados com a Medalha do Dia de Minas Gerais, considerada a segunda mais importante comenda do Estado, atrás somente da Medalha da Inconfidência. A personalidade mais relevante a receber a homenagem, foi o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cláudio Terrão.  

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS), afirmou que não se lembra da última vez que o Governador do Estado não presenciou a solenidade. Ele disse que a presença do governador Fernando Pimentel (PT) estava confirmada até hoje e que a ausência foi uma surpresa. Desapontado, ele afirma que o motivo pode ter sido o temor pela cobrança do repasse de R$ 20 milhões para obras de saneamento em Mariana. A origem do recurso seria das multas pagas pela Samarco em função do desastre de Bento Rodrigues.

"Eu disse que receberia o governador de forma hospitaleira, respeitosa, mas que não poderia deixar de fazer a cobrança desse recurso. No ano passado ele prometeu essa verba aqui, na celebração do Dia de Minas e assinou um documento com esse compromisso. Porém, o dinheiro não chegou", disse. O prefeito Duarte Júnior ressaltou que agora a verba para o obra só poderá ser feita após às eleições, por causa das restrições da legislação eleitoral, que impedem o repasse de verbas para obras nesse período. 

A assessoria de Fernando Pimentel afirmou que a ida dele à cidade de Mariana não estava prevista na agenda. Porém, o secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, que representou o governador no evento, disse que foi chamado de última hora para cumprir esse papel. "Na última hora ele me pediu para que eu o representasse, ele deve estar envolvido com uma série de questões que não o deixaram sair de Belo Horizonte hoje", disse. 

Ângelo Oswaldo também informou que o repasse dos recursos de saneamento para Mariana depende de questões fiscais, mas que o compromisso está mantido e até o fim do ano o dinheiro será entregue ao município. 

"Esse recursos são parte da indenização da Samarco, para isso depende do pagamento dessa multa. Alguns recursos já estão em disponibilidade, em processamento com a prefeitura, dependendo de questões fiscais e contábeis para isso acontecer".

Várias cadeiras no auditório montado na praça Minas Gerais ficaram vazias. Sem grandes nomes da política, quem fez sucesso foi a porquinha "princesa" que desfilou de coleira e roupa entre os convidados. 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO