Aladim voando num tapete mágico na abertura do desfile campeão de 2017 da Mocidade Independente de Padre Miguel (Foto: Rodrigo Gorosito/G1)
As escolas de samba do Grupo Especial do Rio vão propor um momento de reflexão na Sapucaí, no carnaval de 2018. Ou seja, vão mostrar a importância do apoio à cultura popular, do respeito à diversidade étnica, sexual e religiosa, alertar para a preservação do ambiente para o futuro, destacar a força das mulheres na civilização, mostrar as influências do Oriente no Brasil e ainda celebrar o centenário do comunicador Chacrinha e o bicentenário de grandes instituições culturais, como o Museu Nacional e a Escola de Belas Artes. Também há espaço para críticas à escravidão e às reformas trabalhistas, uma visita ao todos os sabores e temperos da cozinha brasileira e uma homenagem ao ator e diretor Miguel Falabella.
Os desfiles do Grupo Especial acontecem nos dias 11 e 12 de fevereiro, a partir das 21h, no Sambódromo. Veja abaixo a letra dos sambas de acordo com a ordem dos desfiles.
Domingo – 11 de fevereiro
Império Serrano
Enredo e Samba: Império Serrano traz a cultura da China para a avenida
A Império Serrano vai contar a história da rota da seda. “ O império do samba na rota da China”, do carnavalesco Fábio Ricardo, é uma viagem pela cultura, pelo universo de tradições, heranças e invenções e pelos mistérios da China milenar, promovendo o encontro da corte da Serrinha com a corte chinesa. Os dois impérios vão se unir na avenida.