O 26º Batalhão de Polícia Militar intensificou o combate ao tráfico de drogas em Itabira ao longo de 2017. Na comparação com o ano anterior, a prisão de envolvidos na venda de entorpecentes subiu 52%. O número foi divulgado pela corporação na última semana.
De janeiro a dezembro deste ano, 119 pessoas foram presas suspeitas do crime de tráfico de drogas na cidade. No ano passado, esse número foi de 78 pessoas.
Subcomandante do 26º BPM, major Rogério Fernandes destacou três fatores que, a seu ver, contribuíram para os resultados. “Nós temos uma equipe de militares altamente motivada - equipe essa que contribuiu com a melhora na apreensão de drogas e que aumentou as abordagens -; da mesma forma nós aumentamos a quantidade de mandados de busca e apreensão solicitados à Justiça e cumpridos; e, no mesmo cenário, a comunidade denunciou muito”, pontuou.
Os dados foram fechados em 14 de dezembro.
Quase 2 mil presos
Considerando as prisões por crimes de qualquer natureza, o número também subiu. A PM prendeu 1.904 pessoas até 14 de dezembro último. O resultado é 13% maior que o registrado no ano passado, quando as prisões somaram 1.679.
Rogério Fernandes lamentou a rotulada ação do “enxugar gelo”. “Os infratores, de uma forma geral, são extremamente beneficiados por leis processuais que facilitam e fazem com que eles entrem na cadeia e poucos dias depois estejam soltos e cometendo os mesmos delitos. Esse tipo de trabalho, que muitos chamam de ‘enxugar gelo’, mas, prefiro não usar essa palavra, faz parte do nosso contexto de prendermos quantas vezes forem necessárias”.