A Prefeitura de Itabira estuda a realização de um concurso público. A ideia ainda é prematura e não há informações mais avançadas, como áreas a serem preenchidas, data, quantidade de vagas e salários. Mas é uma necessidade, segundo o secretário municipal de Fazenda, Marcos Alvarenga.
Marcos comentou sobre a proposta na última quinta-feira, 28 de setembro, durante visita à Câmara para prestar contas do segundo quadrimestre da Prefeitura de Itabira. Ao responder a questionamentos do vereador Reginaldo Santos (PTB), que cobrava justamente a realização de um concurso, o secretário concordou que essa é uma necessidade e adiantou sobre os estudos.
De acordo com o secretário, o número de servidores que se aposentam é grande na Prefeitura de Itabira. Somente em 2017 serão 80 trabalhadores que alcançarão os requisitos para se despedir da vida laboral. Além disso, Marcos Alvarenga apontou que o Executivo precisa equilibrar melhor a balança entre funcionários diretos e terceirizados.
O último concurso público amplo realizado pela Prefeitura de Itabira foi em 2012. Em 2014 foi realizado um certame apenas para médicos. “Sem dúvidas que o concurso público é uma necessidade que temos. É algo que está sendo analisado e que vamos avançar”, comentou o secretário.