Começou nesta segunda-feira, 25 de setembro, a Semana Municipal do Surdo. A inciativa é da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Itabira (Apasita), que visa dar maior visibilidade às pessoas com deficiência visual, conscientizar e discutir políticas públicas para essa população.
A programação começou nesta segunda com visita às escolas estaduais Mestre Zeca Amâncio (Eemza), no Centro, e Palmira Morais, no bairro Praia.
Nesta terça-feira, integrantes da associação participam da reunião ordinária da Câmara de Vereadores, a partir de 14h. A presidência da entidade fará uso da tribuna.
Entre quarta-feira e sexta-feira, a Apasita visita a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Hospital Nossa Senhora das Dores, Hospital Municipal Carlos Chagas e Escola Coronel José Batista. Entre as atividades, estão previstas oficinas com a língua brasileira de sinais (Libras).
Na sexta-feira haverá uma ação de graças em prol da instituição, às 19h30, na rua Tabelião Hildebrando Martins da Costa, 672, no bairro Água Fresca.
A Semana do Surdo será encerrada no sábado, com uma passeata pelo Centro de Itabira. A concentração está agendada para as 9h na Praça da Rodoviária, percorrendo a avenida João Pinheiro até a Praça Acrísio Alvarenga. Haverá apresentações culturais na ocasião.