A ponte sobre o rio Piracicaba, em Antônio Dias, na região do Vale do Aço, foi demolida no último sábado, 16 de setembro, em mais uma etapa das obras de expansão da BR-381. O procedimento foi coordenado pelo consórcio Brasil/Mota/Engesur, com supervisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A demolição da ponte faz parte do cronograma das obras do lote 3.1, que compreende trecho de 28,6 quilômetros entre a MG-320 e o Ribeirão Prainha. No lugar da antiga estrutura serão construídas duas novas pontes, com pistas duplicadas. As novas pontes, com 215 metros de extensão, cada uma, ligarão o túnel Piracicaba (já construído) à BR-381.

Novas pontes ligarão a rodovia aos túneis já construídos Foto: Divulgação Dnit
Para demolir a antiga ponte foram necessários aproximadamente 20 quilos de explosivos. A estrutura foi ao chão em poucos segundos. Para reduzir ao máximo o impacto ao meio ambiente, foi construída uma estrutura de proteção com chapas de aço, protegendo o leito do curso d’água de resíduos da ponte demolida.
Durante os trabalhos de demolição, o tráfego de veículos próximo ao desmonte foi paralisado e liberado imediatamente após a conclusão do procedimento.

Ponte antes de ser demolida Foto: Divulgação Dnit