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Empresa prevê liberação de trecho duplicado entre Barão e Itabira para as próximas semanas
09/08/2017

 
DIVULGAÇÃO EBC
Pista duplicada recebe últimos detalhes para ser liberada entre Barão de Cocais e Itabira

A BR-381 poderá ter seus primeiros trechos duplicados liberados para motoristas nas próximas semanas. De acordo com o jornal Estado de Minas, a Empresa Construtora Brasil (ECB) planeja para as próximas semanas a conclusão dos sete quilômetros de pista entre os trevos de Barão de Cocais e Itabira. Isso aconteceria sete anos depois de a duplicação ser anunciada pelo Governo Federal e mais de três anos após o início das obras.

Os sete quilômetros representam pouco mais de 2% dos 303 quilômetros previstos para receberem obras de melhoria entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A liberação, mesmo que muito pequena, é vista como avanço por empresários e lideranças da região, sobretudo por causa dos vários cortes e adiamentos recentes na obra.

O trecho entre Barão de Cocais e Itabira está incluído no lote 7 do projeto de duplicação. São 37,5 quilômetros entre o rio Una, na divisa entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Barão de Cocais, até o trevo de acesso à MG-435, em Caeté. Esse lote é o que tem obras mais avançadas, com 49,28% dos trabalhos concluídos, segundo o movimento Nova 381.

Além do lote 7, o único trecho que também está em obras é o 3.1, entre o trevo de acesso para a MG-320, em Jaguaraçu, e o ribeirão Prainha. Esse lote foi recém-iniciado e tem pouco mais de 1% das obras concluídas. As duas frentes são tocadas pela ECB. Outros dois lotes, o 3.2 e o 3.3, que dizem respeito a construção de túneis, já estão finalizados. Os demais seis lotes estão paralisados.

A EBC prevê a liberação de trechos não contínuos da nova pista com o novo piso de concreto enquanto trabalha na restauração da pista atual. Os operários trabalham nesta semana em ações de drenagem para finalizar os trechos que serão entregues. A rodovia continuará como mão dupla até a conclusão na reforma da pista existente.

Pressão

Lideranças políticas mineiras querem uma cerimônia para marcar a liberação dos primeiros trechos da duplicação. A data prevista seria dia 21 de agosto, mas não há confirmação, pois dependerá da conclusão das obras e da agenda dos ministros. Outra intenção é que o presidente Michel Temer (PMDB) esteja presente.

Desde que assumiu a Presidência da República, em maio de 2016, Temer nunca visitou Minas Gerais. Com grande apoio da bancada mineira na votação que arquivou a denúncia contra Temer – 33 dos 53 deputados mineiros apoiaram o presidente –, cresceu a cobrança dos parlamentares em troca da fidelidade demonstrada ao Planalto.

Com poucas verbas para a retomada da maior parte da duplicação, a bancada mineira e empresários que se organizaram em defesa da duplicação pressionaram o Governo Federal para liberar recursos e finalizar os trechos em que as obras começaram. Para 2017, foram reservados R$ 340 milhões para a conclusão do lote 7, entre o trevo de Itabira e o município de Caeté, e as obras de ligação nos túneis entre Nova Era e Antônio Dias.

Ao final do primeiro semestre deste ano, o Ministério dos Transportes ultrapassou a marca de meio bilhão desembolsado para a obra de duplicação – foram R$ 528 milhões gastos entre maio de 2014 e julho de 2017, sem contar os gastos com desapropriações às margens da rodovia. Para a conclusão dos 303 quilômetros que ligam a capital mineira até Valadares – com pista duplicada e separadas por canteiros centrais – serão necessários mais R$ 2 bilhões. O governo federal não tem previsão de quando a obra será finalizada.

 


 

 

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