AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Terceirização da coleta de lixo em Itabira não inclui dispensa de trabalhadores, diz Ronaldo
25/07/2017

Governo municipal estuda terceirização da coleta de lixo em Itabira

A Câmara de Vereadores de Itabira deverá votar nesta terça-feira, em primeiro turno, o projeto de lei que autoriza o município a entrar no Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi). Trata-se de uma aliança que existe desde 2014 e que reúne várias prefeituras da região. A ideia de entrar no grupo é reduzir despesas, já que no consórcio municípios contratam juntos os serviços e dividem a conta. O projeto havia sido retirado para vista na semana passada por Reginaldo Santos (PTB).

Além dos ativos da iluminação pública – manutenção de lâmpadas, por exemplo -, e do Sistema de Inspeção Municipal – para regulamentar a comercialização de carnes, ovos e leite – outra proposta do consórcio é o tratamento de resíduos sólidos. Esse último traz à tona uma questão avaliada cuidadosamente pelo novo governo de Ronaldo Magalhães (PTB): a terceirização de serviços da Empresa de Desenvolvimento de Itabira, a Itaurb. 

Em entrevista , Ronaldo Magalhães frisou que o tema é estudado com bastante cautela. Uma possibilidade, afirma o gestor, é de que ele decida por terceirizar tão somente a coleta de lixo, por ora, para frear os gastos da autarquia. O tema ainda é estudado e não há um veredito. 


Ronaldo Magalhães afirma que situação da Itaurb é preocupante                                                         

O prefeito de Itabira cita que herdou a Itaurb com dívidas de R$ 17 milhões. Além do passivo, a empresa não tem patrimônio, haja vista que a infraestrutura usada é da Prefeitura. O custo para manter a autarquia funcionando, segundo Ronaldo, é altíssimo. “É uma empresa fadada à falência”, alerta.

A preocupação maior é com pessoal. “Precisamos olhar a questão social: a Itaurb tem mais de 900 funcionários. São pessoas que precisam do trabalho”. O petebista garante que, seja qual decisão for tomada, empregados não perderão o trabalho. Os trabalhadores podem ser realocados para novos setores. “Estamos tentando achar um caminho para a Itaurb. Não é fácil”, encerrou.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO