Nas últimas semanas, uma comitiva do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) esteve em Brasília e se reuniu com deputados federais para solicitar a destinação de recursos para a ampliação de sua estrutura de atendimento e dos serviços em saúde voltados para pacientes de Itabira e região.
Recentemente, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, anunciou a liberação de recursos para serem usados exclusivamente na atenção à saúde. O dinheiro será liberado por meio de emendas parlamentares. Atento a essa situação, a diretoria do HNSD iniciou contato com os deputados federais e até mesmo senadores para garantir que parte dessas verbas sejam destinadas a Itabira.
Desde o início de julho, membros da Mesa Administrativa e o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, se reuniram com assessores de Fábio Ramalho (PMSDB-MG), vice-presidente da Câmara dos Deputados; Edson Moreira da Silva (PR-MG); o senador José Perrella Oliveira Costa “Zezé Perrella” (PMDB-MG); dentre outros parlamentares.
As verbas obtidas com as emendas parlamentares poderão ser usadas tanto para o custeio da estrutura do hospital, quanto para a compra de aparelhos e equipamentos. A utilização do dinheiro é definida no momento da liberação das emendas parlamentares. A direção do hospital acredita que conseguirá notícias positivas para a saúde em Itabira e região.
“Os recursos destinados a equipamentos proporcionam compras de aparelhos mais modernos e ágeis, além de melhor otimização e qualidade de exames. Já os recursos para custeio são investidos em medicamentos e outros insumos e materiais de expediente. Enfim, proporcionam condições para que possamos melhorar nossa assistência à população de Itabira e região”, destacou Vaquimar Vaz.
Apesar de o HNSD conduzir essas negociações e atrair verbas para Itabira, a transferência de recursos para a instituição depende de negociações com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pois eles são transferidos para o município por meio do Fundo Municipal de Saúde (FMS).