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Pesquisa aponta que quase a metade dos itabiranos compra fora da cidade
O destaque do levantamento está em João Monlevade, que abocanha 10% dos consumidores de Itabira 04/07/2017

Centro comercial de João Monlevade é destino para itabiranos que optam por comprar na cidade vizinha

Cada vez mais itabiranos optam por comprar fora do mercado local. Pesquisa realizada pelo Instituto DataMG revela que 40% da população itabirana afirma comprar em outros municípios. Do percentual, os principais destinos são Belo Horizonte (16%) e João Monlevade (10%).

O levantamento destaca o interesse dos itabiranos pelo comércio da cidade vizinha, João Monlevade. A pesquisa prospecta que aproximadamente 9 mil pessoas comprem no município, localizado a pouco mais de 30 quilômetros da área urbana de Itabira.

Os entrevistados apontaram um gasto médio de R$ 292 na última compra feita em Monlevade. Dessa forma, é possível estimar que R$ 2,6 milhões foram injetados no mercado vizinho, considerando a última compra.

Entre os itens mais procurados por itabiranos em João Monlevade estão alimentação (22,9%); roupas (14,3%); combustível (8,6%); gás de cozinha (8,6%); peças automotivas (5,7%); calçados (5,7%); aviamentos (5,7%); e materiais de construção (5,7%).

A pesquisa foi realizada no mês de abril em Itabira, onde foram ouvidos 350 entrevistados com idades acima dos 16 anos. A amostragem considerou bairros e distritos do município.

Atrativo

O diretor do DataMG, Adilson Simeão, citou fatores que tornam o mercado monlevadense atrativo, como o fato de a cidade estar localizada entre duas importantes ligações viárias: as rodovias BR-262 e BR-381. O posicionamento da cidade nas rotas de fornecedores pode garantir maior poder de barganha, na opinião do coordenador da pesquisa. “O município tem condições de colocar um preço melhor do que outras praças”, destaca.

Outro fator citado por Simeão é o encurtamento da distância de Itabira a João Monlevade, haja vista a pavimentação da rodovia LMG-779, conhecida como Estrada do Forninho.

Finalmente, o diretor lembra a organização do comércio monlevadense, onde há uma concentração maior de lojas em poucos intervalos de espaço, o que facilita o acesso pelo comprador. “Aqui (Itabira) temos uma dispersão maior do comércio”, interpretou.

 


 

 

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