
Um traficante que enviava cocaína do Brasil para a Europa em blocos de granito foi preso em Madri, na Espanha. A prisão ocorreu na quinta-feira, 29 de junho.
O esquema praticado pelo Colombiano, que não teve a identidade divulgada, foi feito pela Polícia Federal de Minas Gerais em Maio deste ano após a descoberta de que quadrilha tinha se estabelecido em Belo Horizonte e região metropolitana. Na ocasião, 13 estrangeiros foram indiciados por tráfico internacional de drogas e seis colombianos presos. Outros seis suspeitos ainda estão foragidos.
A quadrilha era organizada e bem estruturada. Os blocos de granito com 22 toneladas eram furados e tinham os buracos preenchidos com cilindros de chumbo cheios de cocaína. Depois, esses buracos eram fechados com pedras. Através de contêineres aéreos e marítimos, os blocos eram enviados para outros países.
Em novembro de 2017 sete blocos de granito recheados de cocaína foram descobertos pela Polícia Federal em contêineres destinados à Europa. Os blocos teriam como partida os portos de Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).
A Polícia Nacional Colombiana descobriu que o chefe da quadrilha também manteria contato com facções criminosas do Golfo Pérsico, Bélgica, Espanha, Bolívia, Itália e Peru.
Informações não confirmadas dão conta que o Colombiano já teria sido trazido para o Brasil – e estaria preso em Belo Horizonte – já que o mandado de prisão preventiva foi expedido pela Justiça Federal da Capital Mineira.