A segunda semana do Carnaval consolida o sucesso da folia em Belo Horizonte e confirma a força da programação descentralizada, em todas as regionais da cidade. Da última sexta-feira (6) a domingo (8), 116 desfiles de blocos levaram mais de 155 mil pessoas às ruas, ampliando a presença do público e reafirmando o caráter democrático da folia.
Foram instalados banheiros químicos no trajeto de todos os blocos, com cabines posicionadas nos no início, meio e fim dos percursos. Foram disponibilizadas 1.101 diárias de banheiros, com as estruturas sendo retiradas logo após o encerramento de cada desfile.
A festa segue de forma organizada, com atuação coordenada entre os diversos setores da Prefeitura e órgãos parceiros. As ações integradas de segurança, trânsito, transporte, limpeza urbana e saúde garantiram no fim de semana o bom andamento das atividades, assegurando tranquilidade para foliões, moradores e trabalhadores envolvidos no evento.
A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolheu 183 toneladas de resíduos e utilizou 690 mil litros de água para a lavagem das vias de 6 a 8 de fevereiro. As ações de limpeza contemplaram as áreas de 116 desfiles de blocos.
Na sexta, 398 garis atuaram na limpeza e a SLU disponibilizou 202 contêineres para o descarte adequado de resíduos. Foram mobilizados 1.407 profissionais e 890 contêineres no sábado, e no domingo trabalharam 1.410 garis, com utilização de 669 contêineres.
Segurança
A Guarda Civil Municipal empregou neste final de semana 1.814 agentes, que fizeram 373 abordagens com orientações à população. Além disso, a Guarda prestou 665 orientações de autoproteção e 1.716 atendimentos com informações a turistas e demais cidadãos. Foi registrada apenas uma ocorrência, com uma pessoa detida por crime de desacato e apreensão de uma faca.
O Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH) segue com papel estratégico na garantia da segurança neste Carnaval. Reúne 18 instituições para acompanhar em tempo real as operações planejadas para o evento, monitorando mais de 5 mil câmeras em todas as regionais da cidade.
Neste segundo final de semana, o Posto de Comando esteve ativo no COP-BH por 34 horas (17 no sábado e 17 no domingo), assegurando resposta rápida, integração entre os órgãos e mais segurança para quem vive na cidade e curte a folia.
Mobilidade
A operação de mobilidade contou com participação de cerca de 380 profissionais da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob), que atuaram nas ruas, nas estações e no COP-BH. Durante os desfiles de blocos na capital, 116 linhas de ônibus tiveram seus itinerários e pontos de embarque e desembarque modificados. Por dia, foram empenhadas 82 viaturas da BHTrans.
Atendimento médico
As nove UPAs de Belo Horizonte prestaram 29 atendimentos relacionados ao Carnaval, principalmente a pessoas com queixas como intoxicação por álcool, além de mal-estar, fadiga e fraqueza. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou 11 chamados para socorrer foliões.
Fiscalização
Foram feitas 1.743 ações fiscais pela Secretaria Municipal de Política Urbana. Durante todo o Carnaval, a área de Fiscalização da PBH atuará com 661 profissionais, entre fiscais, agentes de campo, supervisores, coordenadores, gerentes e diretores para o cumprimento das normas de licenciamento, envolvendo principalmente o comércio em logradouros públicos por ambulantes credenciados, a verificação do cumprimento das regras estabelecidas, o funcionamento de estabelecimentos comerciais, a regularidade de eventos privados e a veiculação de publicidade.
“Encerramos o segundo final semana do Carnaval de Belo Horizonte com a certeza de que o planejamento e a atuação integrada da Prefeitura fazem a diferença para garantir uma festa cada vez mais organizada, segura e acolhedora. A cidade mostrou, mais uma vez, capacidade de promover uma festa que fortalece a cultura local e gera impacto positivo para a economia. É uma construção coletiva, que envolve poder público, blocos, trabalhadores e a população, e que reafirma Belo Horizonte como um dos principais destinos carnavalescos do país”, ressalta o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel.
Desfiles desta semana
A partir desta terça-feira (10), o Carnaval volta a movimentar a cidade com cortejos em várias regionais. O bloco Sai Pra Lá Capeta celebra a folia em grande estilo, com repertório dedicado à música popular brasileira. A concentração começa às 17h na Praça México, 127, Bairro Concórdia.
Na quarta-feira (11), o tradicional Chama o Síndico toma as ruas da região Centro-Sul, com um tributo especial a Tim Maia e Jorge Ben Jor. A concentração está marcada para às 16h na Avenida Afonso Pena, 1.377.
Na quinta-feira (12), o Bloco da Limpeza, formado por garis da SLU, leva às ruas a reflexão sobre limpeza urbana, consumo consciente e descarte correto de resíduos durante o Carnaval. O desfile começa às 15h na Avenida João Pinheiro. À noite, em frente ao Mineirão, será a vez do Arrastão do Hott, comandado pelo cantor belo-horizontino Felipe Hott, com show repleto de axé music e pagode baiano. A concentração será às 18h na Avenida Antônio Abrahão Caram, 972, no Bairro São José.
Encerrando a programação, o bloco da Bicicletinha promove, na sexta-feira (13), um desfile vibrante sobre duas rodas pela região Centro-Sul. Reconhecido como o maior cortejo de bicicletas do Brasil, o grupo se reúne a partir das 20h na Avenida Carandaí, 617, Bairro Funcionários.
As ações de estruturação e fomento ao Carnaval de Belo Horizonte são promovidas pela Prefeitura, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (CDL-MG) e do Supermercados BH, além da parceria cultural com o Sesc em Minas e do patrocínio da Caixa Econômica Federal.



