Embaixadores de 19 países da União Europeia foram recebidos nesta sexta-feira (26) pelo prefeito Álvaro Damião durante encontro na sede da Prefeitura de Belo Horizonte. Também participou da reunião a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf. A aproximação com os países membros da União Europeia converge com o objetivo de internacionalizar a capital.
“Nosso foco principal é a atração de investimentos internacionais para o município, além de incentivar a participação das empresas de Belo Horizonte em programas de internacionalização de seus produtos. Queremos uma BH aberta ao mundo, que aprenda o que é feito de melhor lá fora, e também queremos colocar nossos produtos, nossas marcas e nossas empresas nos mercados de países importantes e parceiros, como são os estados membros da União Europeia”, afirmou o prefeito Álvaro Damião.
A secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Chyara Sales Pereira, lembrou a relação histórica de Minas Gerais e Belo Horizonte com os países europeus. “ A cidade e o nosso estado têm uma parceria estratégica com as nações europeias, com projetos que abrangem temas econômicos, ambientais, sociais e tecnológicos. Com esse encontro, queremos reforçar a intenção de estreitar as relações entre Belo Horizonte e a União Europeia”, disse.
Para a embaixadora Marian Schuegraf, o trabalho realizado pela PBH já evidencia uma cidade voltada à internacionalização. “Os países membros da União Europeia se mostram dispostos à formação de mais parcerias, nas mais diversas áreas. Também gostaríamos de reconhecer a trajetória e o trabalho do prefeito Álvaro Damião, voltado à inclusão social”, destacou Marian Schuegraf.
Estiveram presentes à recepção na sede da PBH embaixadores dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Polônia, Portugal, Suécia e República Checa.