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Inovação e cuidado: HNSD investe em inteligência artificial para melhorar ainda mais a jornada do cliente
26/11/2024

 
O HNSD está investindo cada diaInovação e cuidado: HNSD inve mais em inovação para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento.
 
Desde o dia 12 de novembro, iniciou um projeto piloto com uma assistente virtual SAHRA, parceria do
HNSD com a startup Amiko Soluções. A assistente virtual está na ala de internação de pacientes de
convênio, mas a ideia é que, em breve, faça parte da rotina de todos os clientes.
 
O projeto terá duração de 90 dias e tem como principal objetivo agilizar o tempo de atendimento de
solicitações dos clientes, proporcionando uma jornada personalizada gerando maior satisfação do cliente.
As informações da IA (inteligência artificial) foram personalizadas segundo as principais solicitações
recebidas pela equipe de enfermagem em seu dia a dia com o cliente.
 
O diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho, ressaltou que o investimento em inovação é algo
primordial para o hospital. “O investimento em novas tecnologias e parcerias com startups que possam
melhorar ainda mais a jornada do cliente, aprimorando sua experiência, são fundamentais para o futuro da
saúde. No HNSD isso será frequente, já que aliamos a tradição do nosso hospital à inovação no cuidado
como uma das metas para crescimento”, reforçou Alexandre.
 
Como acontece a interação do cliente com a SAHRA?
O cliente acessa o QR Code através do seu celular, que imediatamente abre uma janela de conversa já
informando ao posto de enfermagem a necessidade do chamado evitando, assim, a perda de tempo com
deslocamento posto até o leito.
Dentre as opções de atendimento estão, problemas nas instalações hidráulicas, elétricas, troca de soro,
informações sobre visita médica, dentre outras.
 
A partir da aprovação do piloto, a proposta é ampliar o atendimento a outras alas, bem como inserir novos
setores para atendimento (a manutenção, por exemplo), uma vez que neste primeiro momento, todas as
necessidades do cliente são enviadas para o posto de enfermagem e de lá encaminhadas para outros
setores.
 
O responsável pelo desenvolvimento desta IA, Roberto Pinheiro, foi quem veio ministrar os treinamentos.
Ele conta que a SAHRA nasceu de uma experiência dele enquanto estava internado. “Eu estava com muita
sede e como estava impossibilitado de me movimentar, chamei sem sucesso por atendimento. Então tive a
ideia de criar uma assistente virtual que pudesse otimizar estes atendimentos em ambiente hospitalar”,
explica.
 
Karina de Carvalho, coordenadora da Unidade de internação, “a ideia é realmente muito boa, tem pouco
tempo que está sendo aplicada, mas foi visível a satisfação dos clientes. Todos receberam muito bem a
novidade e a equipe também”, reforçou.
 
O primeiro a utilizar a assistente virtual foi o senhor Ernani Henrique, ele estava como acompanhante da
esposa no dia em que a SAHRA foi implantada no hospital. Segundo Ernani, a tecnologia foi eficiente. “Foi
 
muito bom usar a assistente virtual, foi rápido e fácil e rapidamente a equipe resolveu o problema”,
explicou.
O HNSD investe cada dia mais em parcerias que gerem resultados para os clientes.

 

 

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