O último dia de programação do Festival do Clima, no domingo (9), será marcado pela junção de arte, gastronomia e educação ambiental, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, região central da cidade. Toda a programação é gratuita.
Para começar bem o dia, às 9h terá uma aula de Yoga, na pista de patinação. Para aproveitar melhor a atividade, é recomendada a utilização de roupas leves e que cada participante leve uma toalha ou tapete, além de uma garrafinha de água para garantir a hidratação.
O Projeto “Ambientar” oferecerá, na entrada da avenida Afonso Pena, atividades diversificadas durante toda a manhã. Circuito de jogos ambientais exploram a biodiversidade dos parques e os benefícios dessas áreas verdes para a cidade. Exposições apresentam insetos e outros artrópodes, inclusive com a visualização de algumas espécies por meio de lupa, e peixes de pequeno e médio portes. Animais taxidermizados, equipamentos e tecnologias utilizados para proteção da fauna e flora da cidade também estarão expostos.
Para quem quer conhecer um pouco mais do trabalho do Jardim Botânico da cidade, haverá amostras de coleção de frutos secos e sementes de algumas espécies típicas dos biomas mineiros. Estarão expostos, ainda, alguns exemplares da coleção de etnobotânica, que conta com artesanatos, utensílios domésticos, cosméticos, medicamentos, entre outros artefatos, que tenham como matéria-prima o vegetal. A proposta é apresentar ao público a importância das pesquisas e dos estudos das aplicações e dos usos tradicionais dos vegetais.