AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Obras da Apac de Itabira deverão ser retomadas neste mês de junho
Diretoria da instituição decidiu suspender as obras enquanto não definia com o governo do estado o convênio para custeio e manutenção da uni 05/06/2017

No próximo dia 15 de junho deverão ser retomadas as obras do Centro de Reintegração Social (CRS) da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Itabira. A construção do centro, na comunidade de Córrego do Meio, está paralisada há meses em função de atrasos das verbas do estado.

A diretoria da Apac de Itabira participou, em 3 de maio, de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na ocasião, representantes de 35 Apacs cobraram ao governo mineiro a regularização dos recursos pendentes à sobrevivência da iniciativa. A Apac de Itabira depende de alinhar o convênio para custeio e manutenção do CRS.

As obras da unidade itabirana estão em seu estágio final. A inauguração era prevista para o primeiro trimestre deste ano, mas a diretoria suspendeu as obras até acertar o repasse de manutenção com o estado. Segundo o presidente da Apac, Danilo Alvarenga, faltam intervenções como o acabamento interno de toda a estrutura. A previsão é que, caso não existam interrupções, a unidade ficará pronta em 90 dias.


Diretoria da Apac espera encerrar obras em até 90 dias                                                    

Estágio

Enquanto as obras não são concluídas, cinco detentos do presídio de Itabira foram selecionados para realizarem estágio em outras Apacs do estado e auxiliarem a implantação do serviço no município. Eles tiveram a liberação da Vara de Execuções Penais da Comarca e, na próxima segunda-feira, 12 de junho, passarão por uma nova rodada de entrevistas e avaliação com especialistas para cumprirem o estágio.

Os selecionados deverão retornar à Comarca daqui a três meses.

Inicialmente, o CRS atenderá 32 recuperandos, isto é, condenados que irão migrar para o regime alternativo de custódia. O CRS terá capacidade total para 64 internos. A ocupação de todas as vagas ocorrerá de forma progressiva.

No método Apac, os reclusos estudam e trabalham. Ao retirar o preso do ambiente prisional e submetê-lo a um cotidiano muito diferente daquele vivido nas prisões, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) afirma reduzir a 30% a reincidência criminal entre os homens e mulheres que passaram por uma das unidades onde o método é aplicado. 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO