A agenda do município tem, nesta semana, três conferências importantes com temas ligados à Saúde. A primeira delas é realizada nesta segunda-feira, 29 de maio: a I Conferência Municipal de Saúde da Mulher. Dezenas de mulheres se reuniram no começo da tarde no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) para falarem sobre bem-estar, rede de proteção e melhorias em saúde voltadas ao público feminino.
O evento reúne governo, entidades, comunidade e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Na programação desta segunda-feira, médicas conduzem palestras sobre saúde física e mental da mulher e doenças que mais acometem esse público.
O ciclo de conferências continua nesta terça-feira (30), com a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, a partir de 12h30. Já na quarta-feira (31) e quinta-feira (1º/6), ocorre a X Conferência Municipal de Saúde. Na quarta, o evento ocorre a partir de 12h30; na quinta, começa às 8h.
As conferências recebem sugestões e, ideias serão organizadas e votadas como prioridades na saúde pública de Itabira. Também serão eleitos delegados, isto é, representantes da cidade, para participarem da conferência estadual, prevista para o mês de agosto.
Na avaliação da secretária de Saúde de Itabira, Rosana Linhares, os eventos são espaços “onde temos a participação da comunidade, a escuta e os anseios da população sobre políticas públicas em saúde”.
Presidente da comissão organizadora das conferências, Marly Procópio, por sua vez, frisou a importância das sugestões recebidas que contribuem à administração da cidade. “Essas propostas podem vir a se tornar lei, virarem diretrizes nas políticas públicas”, enfatizou.