Serão escolhidos pela comunidade 5 (cinco) Conselheiros Tutelares para um mandato de quatro anos
Publicado em 15/09/2023 13:16 - Atualizado em 15/09/2023 13:20
Santa Maria de Itabira se prepara para a eleição do Conselho Tutelar. A eleição, que ocorrerá no dia 1° de outubro, é organizada pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) e conta com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorre a cada quatro anos, em data unificada, em todo o território nacional, no primeiro domingo do mês de outubro. Serão escolhidos pela comunidade 5 (cinco) Conselheiros Tutelares para um mandato de quatro anos, compreendendo o período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028.
Quem pode votar?
Todo cidadão canoense, a partir dos 16 anos, com título de eleitor, desde que esteja em dia com as obrigações eleitorais. Para votar o cidadão deverá apresentar-se no local de votação munido de documento com foto (RG, CNH ou CTPS).
Onde votar?
Escola Municipal Trajano Procópio (Rua Casemiro Andrade, 170, Centro).
O que faz o Conselho Tutelar:
É o órgão responsável por desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros agem sempre que esses direitos são ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta.
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, permanente e não jurisdicional, que integra a Administração Municipal. Em Canoas, ele está vinculado à Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social.
O Conselheiro Tutelar é remunerado?
O valor do subsídio pago ao Conselheiro Tutelar será de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).
Quem são os candidatos?
1 – Charlene
2 - Elaine do Chaves
3 – Elenice do Barro Preto
4 – Iomara do Poção
5 – Sabrina de Toninho Pintor
6 – Silvana Filha de Tão
7 – Nilda
8 - Wilson