Conheci hoje a sede do Polo Econômico da Mulher (PEM), no bairro Pedreira, associação que atua no setor têxtil, ramo em que Itabira tem boa história. Em parceria com o poder público, o PEM produz absorventes íntimos e fraldas para atendimento à população. Vi máquinas, estoque, produtos, matéria-prima e entusiasmo, sob liderança de Marília Braga e Edimara Silva.
No pré-Vale Itabira teve um dos principais parques têxteis de Minas, com duas fábricas de tecidos: Gabiroba e Pedreira, fundadas, respectivamente, em 1876 e 1888.
Nos anos 70 e 80 funcionou na cidade a Malharia Fio de Ouro, que tinha centenas de funcionários e, entre outros produtos, produzia a calça-carpinteiro, a mais bonita do Ocidente, punha Pierre Cardin no bolso.
Outra trajetória importante vinculada ao vestuário é a do estilista itabirano Antônio Olinto Zefferino, que fez vestidos para mulheres como Lili Marinho e Barbara Marx, senhoras Roberto Marinho e Frank Sinatra, e também vestiu Catherine Deneuve, protagonista do filme A Bela da Tarde, de Luis Buñuel.
No início do século XX Itabira trabalhou com seda, conforme noticia a edição de 1º de março de 1904 do jornal Correio de Minas, de Juiz de Fora: “Acham-se expostas na vitrina da casa Sucena, à rua Direita, belíssimas amostras de seda de várias cores, fabricadas em Itabira do Mato Dentro pelo adiantado sericultor Sr. Cassimiro Jorge. É verdadeiramente notável o grande incremento que tem tomado essa importante indústria em nosso Estado. Vale a pena ver-se a exposição feita em casa dos srs. Luiz Barbosa & Comp”.
Pela força de sua indústria, incluindo o setor têxtil, Juiz de Fora ficou conhecida como a Manchester Mineira, alusão à industrializada Manchester, na Inglaterra. O elogio às sedas itabiranas, portanto, vem de quem conhece o ramo.
Sugeri à turma do PEM criar espaço para a memória do empreendedorismo têxtil itabirano, no que O TREM pode colaborar, voluntariamente. História bem contada gera autoestima e estímulos positivos.
Em breve, nO TREM impresso, texto aprofundado sobre o trabalho do PEM. Gostei do que vi.
O TREM ITABIRANO.
E-mail: contato@regionaldigital.com.br
REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.