A etapa municipal da edição 2023 do Parlamento Jovem Minas, de São Gonçalo do Rio Abaixo, foi encerrada nessa terça-feira, 20/6. Os participantes do programa de formação cidadã e política analisaram as propostas apresentadas por eles durante os trabalhos semanais dentro do tema do ano: “O Jovem e o mercado de Trabalho”.
.JPG)
Os quase 30 estudantes de São Gonçalo fizeram sugestões que podem melhorar o processo para conquista do primeiro emprego. Na plenária, eles decidiram como ações prioritárias a criação de vagas inclusivas para programas de Jovem Aprendiz, criação de Centro de Referência para a Juventude e a abertura de estágio e emprego para a qualificação dos jovens são-gonçalenses. As propostas serão levadas para a plenária regional, quando os adolescentes do Médio Piracicaba definirão as prioridades do Polo. E ainda sugeriram a “Violência e abuso contra jovens” como tema para a próxima edição do programa.
Para o Presidente da Câmara, Diego Ribeiro (PDT), o projeto é essencial para a participação da juventude na política. “Nossa proposta é resgatar a confiança dos jovens na política e apoiar a sua participação como garantia do protagonismo deles no desenvolvimento da cidade. A Plenária é o momento de mostrarem como a Câmara e os vereadores podem contribuir para as pautas que os beneficiam diretamente”, explica Diego.
.jpeg)
Presenças
A Plenária teve a presença dos vereadores Cássio Túlio (PTB), Fábio Sassá (PDT) e Juninho de Edirlei (PDT) e das secretárias de Educação, Lucinda Barcelos, e de Trabalho e Desenvolvimento Social, Norma Torres. O Presidente da Câmara de Rio Piracicaba, Sebastião Linhares, também acompanhou as atividades.
.jpeg)