AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Blitz da PBH chama atenção para violência sexual contra crianças e adolescentes
18/05/2023

Blitz da PBH chama atenção para violência sexual contra crianças e adolescentes
Arte/PBH

criado em 17/05/2023 - atualizado em 17/05/2023 | 17:33

A Prefeitura de Belo Horizonte e diversos agentes institucionais realizam nesta quinta-feira (18) uma blitz educativa para chamar atenção para a violência sexual sofrida por crianças e adolescentes. A ação está marcada para às 10h, na Praça 7 (ao lado do Cine Brasil). A atividade faz parte da campanha Maio Laranja.

 

Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022 identificou que em 2021 foram notificados cerca de 50 mil casos de violência sexual (não letal) contra crianças e adolescentes de 0 a 17 anos em todo o país. A maioria desses casos, mais de 45 mil, foram registrados como estupro; outros 1,8 mil como pornografia infantil, além de 733 casos de exploração sexual - quando há utilização do corpo com o objetivo de satisfazer o desejo de terceiro. A exploração sexual (com fins comercial e/ou lucro) é uma das piores formas de trabalho infantil, conforme disposto no decreto 6.481, de 2008.

 

Diante desse quadro, profissionais da PBH desenvolvem ações e atividades que fomentam o trabalho social com as famílias, com crianças e adolescentes, propondo reflexões e realizando orientações com foco na prevenção a essa prática, além da proteção especializada às vítimas. São seminários, oficinas, esquetes teatrais, leitura de livros, caminhadas e outras formas de expressão no intuito de reforçar a importância de disseminar informações sobre essa situação de desproteção social e ampliar a divulgação dos canais de denúncia. Toda a programação desenvolvida ao longo do mês está no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

A campanha Maio Laranja foi instituída nacionalmente por meio da Lei 14.432, de 3 de agosto de 2022. Em Belo Horizonte, a Lei 11.113, de 2018, oficializou o dia Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o Maio Laranja. A temática já está na pauta do município há mais de duas décadas.

 

Anteriormente, em função da Lei Federal 9.970, de 2000, o dia 18 de Maio já era considerado o Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida em alusão ao "Caso Araceli", a menina que aos 8 anos foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta e ter o corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio, em Vitória, no Espírito Santo.

 

Como denunciar?

 

A principal forma de denúncia em todo o país é o Disque 100, que recebe denúncias anônimas e funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados. Se a violência está acontecendo e é possível interromper a situação naquele momento, a Polícia Militar pode ser acionada pelo telefone 190. Outro órgão que atua especificamente no caso de crianças e adolescentes é a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente - DEPCA (3228-9000).

 

Em Belo Horizonte, os Conselhos Tutelares também podem ser acionados por meio de denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes. A capital conta com nove Conselhos Tutelares, um em cada regional. O município ainda conta com o Plantão Centralizado dos Conselhos Tutelares que funciona de segunda a sexta-feira, de 18h às 8h, e 24 horas por dia aos finais de semana e feriados.

 
 

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO