AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Eleições na Turquia: resultados parciais indicam disputa acirrada
14/05/2023

 


Montagem mostra Recep Tayyip Erdogan e Kemal Kilicdaroglu em atos de campanha na Turquia em maio de 2023 — Foto: Reuters

Montagem mostra Recep Tayyip Erdogan e Kemal Kilicdaroglu em atos de campanha na Turquia em maio de 2023 — Foto: Reuters

Os resultados parciais da eleição na Turquia neste domingo (14) apontam uma disputa acirrada, com os principais candidatos, Recep Tayyip Erdogan (atual presidente) e Kemal Kilicdaroglu (líder da oposição), abaixo do percentual de 50% dos votos. Se ao final da apuração nenhum deles ultrapassar esse número, a eleição vai para o segundo turno.

O resultado oficial, porém, deve ser anunciado só mais tarde pelo Conselho Superior Eleitoral do país. Por volta das 20h (horário de Brasília), o chefe da autoridade eleitoral, Ahmet Yavas, disse que 87,13% das urnas já tinham sido apuradas pelo conselho. Ele não informou o resultado preliminar.

De acordo com divulgação da agência de notícias estatal Anadolu, com 95,45% das urnas contabilizadas por volta de 19h20 (horário de Brasília), a situação parcial dos dois principais candidatos era a seguinte:

 

  • Recep Tayyip Erdogan: 49,50%
  • Kemal Kilicdaroglu: 44,79%

 

A última atualização da agência de notícias privada Anka, com mais de 95% das urnas apuradas, traz números semelhantes, mas com uma diferença menor entre os dois candidatos:

 

  • Recep Tayyip Erdogan: 49,29%
  • Kemal Kilicdaroglu: 45,01%

 

Segundo a BBC, a Anka tem laços próximos da oposição turca. Apesar disso, diferentemente do que essas agências vinham divulgando, neste domingo, o líder da oposição Kemal Kilicdaroglu afirmou estar liderando a contagem de votos contra Erdogan.

Segundo a Reuters, já era esperado inclusive que esses resultados iniciais fossem favoráveis a Erdogan, já que muitas das primeiras contagens normalmente vêm de áreas rurais e mais conservadoras do país.

Líder do conservador e religioso Partido da Justiça e Desenvolvimento, ou AKP, Erdogan chegou ao poder em 2003, inicialmente como primeiro-ministro. Em 2017, liderou a troca do regime político de parlamentarismo para o presidencialismo após sair vitorioso de uma tentativa de golpe de Estado, ocorrida em 2016. Desde então, venceu todas as eleições presidenciais.

Em 2023, entretanto, as pesquisas indicam uma eleição apertada —o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu, tem uma leve vantagem no primeiro turno, mas provavelmente o resultado será decidido no segundo turno, em 28 de maio.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO