A Sempre Editora, grupo de comunicação que reúne a Rádio Super 91,7 FM e os jornais O TEMPO, O TEMPO Betim e Super, será agraciada com a Grande Medalha da Inconfidência Mineira na manhã desta sexta-feira (21/4), em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. Essa é a segunda maior honraria do dia e será entregue ao grupo de comunicação “pelos relevantes serviços prestados à coletividade”.
O editor executivo de O TEMPO, Juvercy Júnior, comemora o reconhecimento dado pelo governo de Minas. "Para todos nós, de O TEMPO, receber esta comenda é um grande orgulho. Acreditamos que é o reconhecimento dos quase 27 anos dedicados ao jornalismo profissional e de qualidade que realizamos diariamente e de forma ininterrupta. Agradecemos ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pela honraria que nos foi concedida nesta data tão marcante para os mineiros e os brasileiros e seguimos com o compromisso de levar informação e conhecimento a todos por meio de nossas multiplataformas", afirma.
A Grande Medalha será dada a 40 pessoas no total e é a segunda maior honraria entregue pelo Estado na data. A cerimônia ainda prevê a entrega da Medalha de Honra (58 agraciados) e da Medalha da Inconfidência (72 agraciados). Já o Grande Colar da Inconfidência Mineira, principal comenda, vai congratular o ex-presidente Michel Temer (MDB).
O evento
A solenidade ocorrerá em dois momentos distintos em Ouro Preto, assim como foi feito nos últimos anos. A honra militar, com a cerimônia oficial de tiros, o hasteamento da bandeira e a colocação de flores no monumento de Tiradentes, será realizada na praça de mesmo nome, no Centro da cidade. Já o ato da entrega da Medalha da Inconfidência será no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com presença de público.
A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes. Neste ano, Ouro Preto e Tiradentes receberão uma programação cultural entre os dias 14 e 23/4, com o slogan “A Liberdade Mora em Minas”, em razão da data.