Alunos da rede municipal colocam em prática aprendizado da Educação Empreendedora
A Lei Municipal nº 2.239 instituiu o desenvolvimento e a promoção da Cultura Empreendedora nas unidades escolares do Ensino Fundamental
Alunos preparam produto para arrecadar fundos
Alunos do 5º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de São Gonçalo do Rio Abaixo começam, a partir desta quinta-feira (24), a colocarem em prática os ensinamentos de empreendedorismo aprendidos durante o ano letivo.
Estudantes participaram de ações com empreendedores do município
É que no município passou a vigorar, desde outubro deste ano, a Lei Municipal nº 2.239 que instituiu o desenvolvimento e a promoção da Cultura Empreendedora nas unidades escolares do Ensino Fundamental, sendo tema na disciplina de Educação Financeira, presente no currículo das escolas integrais e tema transversal nas instituições parciais e oficina curricular. E a Lei garante continuidade da realização dessas propostas
No início de 2022 foram implantadas duas novas disciplinas (Educação Financeira e Educação Ambiental) no currículo das escolas integrais da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de fomentar o potencial de transformação da Cultura Empreendedora no cotidiano dos estudantes.
Durante o ano letivo foram desenvolvidos diversos projetos relacionados à temática como: a reativação das hortas escolares para enriquecimento do cardápio nutricional dos alunos, a implantação da coleta seletiva nas escolas, simulação de vendinhas para aprender a trabalhar com planejamento e uso do dinheiro, bate papo com empreendedores locais, visitas ao comércio da cidade para conhecer a estrutura e funcionamento dos empreendimentos e também para pesquisa e análise de preços.
Para apoiar e fortalecer a Educação Empreendedora no município foi restabelecida a parceria com o SEBRAE, por meio de diálogos e encontros formativos com algumas cidades vinculadas à microrregião de Itabira, como também de representantes de educadores das escolas municipais.
Agora, priorizando o protagonismo dos estudantes está sendo realizada “1ª Feira do Jovem Empreendedor”, onde cada escola organizou uma prática utilizando o aprendizado escolar para vivenciar características do comportamento empreendedor e tomadas de decisões individuais e coletivas. Com a atividade, os alunos visam arrecadar fundos para a realização das formaturas das turmas do 5º ao 9º ano.
Os alunos prepararam a venda de diversos itens e produtos, entre eles: sabão líquido caseiro, sucos, sorvete, cachorro quente, pipoca gourmet, cocada, banana chips, entre outros.
Confira o cronograma da feira nas escolas: