O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Mutum, em atuação conjunta com o GAECO Regional de Ipatinga, 12ª Região de Polícia Militar e o 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga deflagraram, na manhã desta quarta-feira, 5 de outubro de 2022, o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão em Mutum e outras cidades da região.
(6).jpg)
Segundo informações as medidas cautelares foram angariadas com base em provas e anotações acerca da vendas de drogas por dois investigados que chefiavam o tráfico na localidade. Os dois suspeitos foram presos por meio de ações do GAECO de Ipatinga em outubro de 2021 e 2022. Foi apurado a identificação de várias pessoas residentes em Mutum e localidades adjacentes, que atuavam sob as ordens das duas lideranças já presas, ambos da cidade de Mutum, e dada a periculosidade desses criminosos, haviam sido incluídos no programa "procura-se" de Minas Gerais.
(10).jpg)
Desta forma, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Mutum, Lajinha, Ipanema, Conceição de Ipanema, Caratinga e Belo Horizonte. O objetivo dessa fase da investigação é de aquilatar provas para elucidar o completo funcionamento dessa organização criminosa voltada para o tráfico de drogas.
(15).jpg)
A operação contou com a participação de 89 Militares lotados em Unidades Policiais pertencentes à 12ª Região de Polícia Militar, 41 Policiais Civis lotados em Unidades do 12º Departamento de Polícia Civil e dois Promotores de Justiça, além de apoio do Batalhão de Rádio patrulhamento Aéreo (5ª BRAVE/BTL RPAER/COMAVE).
.jpg)
Com o cumprimento das buscas, três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas (duas em Mutum e uma em Caratinga); e outras três por posse ilegal de arma de fogo, em Lajinha, Mutum e na cidade de Chalé.
.jpg)
Nos alvos da operação, foram apreendidos dois revólveres calibre 22; um revólver calibre 38; 56 munições intactas calibre 22; 12 munições deflagradas calibre 22; três munições intactas calibre 32; três celulares; quase R$5 mil em dinheiro; joias de ouro; 13 tabletes, quatro barras e porções menores de maconha; 01 porção de crack (500g); 01 porção de cocaína (400g); material para embalar drogas; 03 aparelhos celulares; uma balança e um veículo.
(3).jpg)