AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
MÁRCIO PASSOS, QUEM É O VEREADOR CORRUPTO, O PATIFE QUE CONSPIRA CONTRA ITABIRA E TRAMA CONTRA A POPULAÇÃO?
28/04/2022

 
 
Márcio Passos, quem é o vereador corrupto de Itabira? Dê o nome dele para que o povo conheça esse patife que conspira contra Itabira e tome medidas para eliminá-lo da vida pública. Em entrevista ao portal Defatoonline, feita pelo jornalista Fernando Silva, o marqueteiro e jornalista Márcio Passos, ex-secretário do governo Marco Antônio Lage, acusou “um vereador” local, sem citar nome, de praticar corrupção.
 
Contou que no cargo de secretário de Governo da prefeitura de Itabira, na atual gestão, ouviu esta proposta de um vereador: “Secretário, só ficarei a favor do governo se eu tiver 15 vagas para botar minha gente aí [na prefeitura]”. Outras pessoas presenciaram o escândalo, informou. Não é grave, é gravíssimo, é corrupção. Márcio Passos devia ter dado voz de prisão ao vereador e chamado a polícia.
 
A palavra corrupção, muitas vezes, é entendida apenas como furto de dinheiro público, mas o alcance do termo é mais amplo. Nesse substantivo feminino cabem suborno, tráfico de influência, fisiologismo, extorsão, nepotismo, compadrio, chantagem e, sendo rigoroso, até incompetência extremada, aquela cujo dono tem ciência do dano que sua inaptidão causa ao coletivo, mas não busca melhorar e nem desocupa o cargo para alguém qualificado. No caso em pauta, significa apodrecimento da relação entre os poderes Legislativo e Executivo.
 
Imaginemos os passos do canalha: um vereador deixa a sede da câmara, segue pela avenida Carlos Drummond de Andrade, acessa a praça Acrísio Alvarenga, entra na avenida Carlos de Paula Andrade e para o carro no estacionamento da prefeitura. Toma elevador, cumprimenta pessoas com ar de homem decente, sobe ao terceiro andar, entra na sala de Márcio Passos e propõe esta desonestidade: “Secretário, só ficarei a favor do governo se eu tiver 15 vagas para botar minha gente aí [na prefeitura]”. O ex-secretário declarou na entrevista ter dito não ao conluio.
 
Gravíssimo, repita-se. Esse vereador está traindo todos os itabiranos, está propondo se anular como representante parlamentar do povo, se abster da obrigação de fiscalizar o prefeito e de proteger o dinheiro público, em troca de 15 cargos na prefeitura, certamente para atender a seu apequenado projeto particular de poder, com grande perda ao bom funcionamento dos serviços públicos.
 
CORRUPÇÃO NA POLÍTICA MATA PESSOAS E DETERIORA CIDADES
 
Corrupção na política afeta tudo o que diz respeito à vida de cada cidadão. Causa insegurança, aumenta a violência, prejudica a democracia, repele pessoas sérias do ambiente político, atenta contra a dignidade coletiva e corrói a credibilidade do ofício, o que robustece o argumento dos liberais sem compromisso social, que demonizam a política e defendem o estado mínimo.
Político corrupto significa ruas esburacadas e sujas, praças estropiadas, falta de remédio em postos, sucateamento de hospitais, salário baixo para professores, escolas mal equipadas, merenda escolar de qualidade inferior e outras numerosas mazelas.
 
Político corrupto mata pessoas. Sim, isto mesmo: político corrupto mata pessoas. Mata crianças, mata idosos, mata gente de todas as idades. Políticos e empresários corruptos são assassinos, cometem algo próximo do latrocínio, que é o roubo com morte da vítima.
 
Político corrupto é pior que bandido que assalta com revólver. Ambos são indesejáveis, mas o desarmado que ataca cofres públicos, além de tudo, é covarde: aproveita-se da impunidade reinante no país para se beneficiar ilegalmente da máquina pública. Não se assume como infame e costuma posar de benfeitor. Adora medalhas e aplausos.
 
Bandidos armados têm mais coragem que bandidos políticos e, ao colocarem o rosto num assalto, assinam a autoria, assumem: “Sou ladrão”. Malfeitores armados, portanto, são menos desonestos que criminosos da política — ambos, reitere-se, indesejáveis.
 
A corrupção na política não deve ser tolerada, tem de ser rechaçada. É preciso fortalecer em Itabira a cultura do ódio aos corruptos. A palavra é forte, mas é essa mesmo. Ódio sem violência, ódio legalista, ódio com sede de justiça, ódio controlado, mas ódio.
 
Imagine uma pessoa entrando na casa de um idoso paraplégico e furtando dinheiro na carteira dele, aproveitando-se da total incapacidade de reação da vítima. É vil, não é? Um político corrupto faz o mesmo, mas com maior gravidade: furta o dinheiro não de um, mas de todos os idosos paraplégicos.
 
Quando uma pessoa morre no corredor de um hospital por falta de máquinas ou médico, os políticos corruptos têm grande parte da culpa, pois o dinheiro público metido em corrupção deveria ter provido a casa de saúde para atender bem ao povo.
 
Políticos corruptos geram desespero. Um exemplo são as famílias cujos membros estão desempregados e em cujo lar faltam alimentos e esperança. O dinheiro consumido na corrupção deveria ter virado emprego, renda, oportunidade, prosperidade, bem-estar.
 
Políticos corruptos causam miséria. Sabe aquelas crianças que catam lixo reciclável em carroças para ajudar pais pobres? Deveriam estar na escola ou em casa, preparando-se para render bem no estudo, mas são forçadas a trabalhar porque não são atendidas por programas sociais bem-sucedidos, inexistentes ou falhos porque políticos corruptos consomem verba que deveria custeá-los.
 
Políticos corruptos travam o desenvolvimento econômico. Empresários honestos e talentosos dificilmente investem em cidades onde a corrupção impera. Fogem desses ambientes e procuram lugares salubres, onde há gente séria no comando das instituições de poder.
 
Políticos corruptos matam até quem ainda não nasceu, pois arruína os serviços públicos, impedindo obras fundamentais. É preciso fazer a ligação, por exemplo, entre uma mulher que perde o filho no útero, por contrair doença causada por falta de saneamento básico, e políticos corruptos, que se apropriam do dinheiro que deveria canalizar esgotos e comprar remédios para o povo.
 
VOLTANDO A MÁRCIO PASSOS: O NOME, POR FAVOR, O NOME
 
Márcio Passos, ajude Itabira, não perca essa oportunidade. Organize entrevista coletiva e informe, com todas as vogais e consoantes, nome e sobrenome do vereador que conspira contra a população. Essa atitude fará muito bem ao município: dará ao povo o conhecimento sobre um pulha que ocupa cargo de alta relevância e dissipará a desconfiança que a acusação incompleta, com sujeito oculto, lançou sobre a câmara.
 
Márcio Passos, você não é itabirano de nascimento, mas em Itabira teve as mais importantes oportunidades na política. Em nome dessa história e dos seus 50 anos de jornalismo, aponte-nos a fuça do vereador safado que trama contra a população itabirana. Seria uma contribuição antológica a Itabira, Márcio Passos. Tome essa atitude, Márcio Passos, ou tem medo de fazê-lo?
 
O TREM ITABIRANO

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO