Prazo para tirar e regularizar tÃtulo de eleitor termina em 4 de maio
24/04/2022
Em dez dias, termina o prazo para regularizar, transferir ou tirar a primeira via do título eleitoral. Primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro
Em dez dias, no dia 4 de maio, termina o prazo para regularizar o título eleitoral, pedir a primeira via do documento e transferi-lo. O trâmite pode ser feito pela internet e é exigido para votar nas eleições 2022.
A data é prevista na Lei das Eleições, que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Durante esse período, o cidadão pode resolver pendências - como é o caso de transferência de domicílio eleitoral, ausência ou justificativa nas três últimas eleições.
PUBLICIVale lembrar que para transferir o título, o eleitor deve morar no novo endereço há ao menos três meses.
Neste ano, o primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno é previsto para 30 de outubro. O voto é facultativo para a população de 16 e 17 anos e analfabetos.
Para tirar a primeira via, o cidadão precisa digitalizar os documentos e informar no site o estado onde mora. Depois, será necessário anexar um documento de identificação (frente e verso), uma selfie segurando o documento e o comprovante de residência atualizado.
Veja abaixo o vídeo do TSE com o passo a passo para tirar o título:
Aqueles que precisam fazer alteração no cadastro eleitoral devem conferir primeiro a situação junto à Justiça Eleitoral. É possível checar neste link. Em seguida, no sistema Título Net, o cidadão deve colocar as informações e documentos solicitados e acompanhar o pedido.
Também é possível consultar pendências na Justiça Eleitoral com o aplicativo e-Título. A ferramenta é usada como título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. O download é gratuito para qualquer plataforma (Android e iOS).
Mobilização conjunta
Desde o início deste mês o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se mobiliza para informar sobre o prazo final. A Corte lançou a campanha #Até4deMaio, com vídeos para engajar jovens sobre a importância de emitir o título de eleitor até o dia 4 e explicar a usar o portal do TSE para regularizar o documento.
A campanha vem sendo veiculada nas emissoras de rádio e TV do país, além das plataformas digitais e redes sociais do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
O Google também lançou um painel de informações para tirar dúvidas sobre título de eleitor já na busca do site. A iniciativa é parte de uma parceria com o TSE firmada desde 2014 e reforçada em 2020 para enfrentar a desinformação.
Basta pesquisar por “título de eleitor” ou “como tirar o título de eleitor”, por exemplo, para ter acesso direto a orientações da Justiça Eleitoral sobre documentos, prazos, regularização, transferência, além de um passo a passo para emitir o registro pela internet.
E-mail: contato@regionaldigital.com.br
REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.