AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
Doze cidades concentram 70% da população de rua de Minas Gerais
30/08/2021

 

Cris Mattos/O Tempo
Maria vive na praça de Contagem, no bairro Novo Riacho, há três meses | Foto: Cris Mattos/O Tempo
Cris Mattos/O Tempo
Rubi foi expulsa de casa e passou a viver nas ruas da região da Savassi | Foto: Cris Mattos/O Tempo
Cris Mattos/O Tempo
Diogo cobra mais respeito nas abordagens da prefeitura e da PM | Foto: Cris Mattos/O Tempo

Era 15 de agosto de 2021. Vivendo sob uma árvore frondosa na praça da avenida Mantiqueira, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, Maria Pinto chegava aos 62 anos. No lugar da comemoração por mais um ano de vida, o olhar tomado pela angústia e a falta de esperança no futuro. Sem emprego, ela precisou deixar o Vale do Jequitinhonha em busca de uma oportunidade na cidade grande: também não encontrou nada, e o que restou foi morar nas ruas há mais de três meses. 

Além das poucas roupas, restou apenas um colchão velho que divide com o companheiro. "Ele só conseguiu uns bicos, que ajudam a comprar comida, mas está com um problema na perna. Estou em uma praça dessa, na friagem, tomando chuva e sol, com 62 anos. Não quero continuar aqui, é muito difícil. Alguns usam drogas, bebida alcoólica, e eu não tenho costume disso. Gosto das minhas coisas, de ter tudo limpinho. Aqui não tem jeito", contou emocionada. 

Hoje, o único sonho da Maria pode parecer pequeno para muita gente, mas ela garante que transformaria a sua vida. "Só queria um lugarzinho para morar, pode ser um quarto só, e sair das ruas. Eu trabalhei a minha vida toda, em restaurante, buffet, só que agora não tem nada de emprego. É uma vergonha para mim viver dessa forma", relatou. Retrato de um dos efeitos mais cruéis da crise econômica provocada pela pandemia, cada dia mais pessoas vivem como ela nas ruas de Minas Gerais.

Conforme o programa Polos de Cidadania da UFMG, a população em situação de rua chega a quase 19.000 pessoas, número que é superior aos habitantes de 653 municípios mineiros, e mais de 90% está abaixo da linha da pobreza – 70% está concentrada em apenas 12 cidades. E pelo menos metade desse contingente vive nas praças e avenidas de Belo Horizonte, sendo a maioria na região Centro-Sul. Em barracas improvisadas com cobertores, moradores ocupavam parte da calçada da rodoviária. No dia seguinte à visita da reportagem, a Polícia Militar (PM) foi flagrada retirando o grupo do local.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO