PBH aplicou apenas trĂªs multas por desrespeito aos protocolos no Galo x River
19/08/2021
Com ruas e bares lotados de torcedores atleticanos, executivo conseguiu realizar 152 vistorias para coibir as irregularidades
No dia em que Belo Horizonte foi tomada por torcedores atleticanos, que se aglomeraram em vários pontos da cidade para acompanhar a classificação do time alvinegro à semifinal da Libertadores, a prefeitura aplicou três multas por descumprimento dos protocolos de combate à Covid-19. Em nota, o executivo informou que, antes, durante e depois do confronto do Galo contra o Rive Plate, fiscalizou 152 bares e veículos de lanche.
A intenção, conforme declarou a própria prefeitura, era "evitar irregularidades, orientando-os sobre a importância de serem seguidos os protocolos sanitários". Mas a vistoria se mostrou insuficiente, já que cenas de desrespeito às normas sanitárias foram flagradas em vários pontos.
No entorno do Mineirão, que recebeu o confronto, os torcedores fizeram festa sem o uso de máscara e distanciamento. Nos bares espalhados pela capital, as cenas se repetiram. Ex-presidente do Galo e atual prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD) reprovou a volta do público nos estádios. “Se foi evento teste como disseram, não passou no teste, não vai acontecer de novo se for nesse molde”, afirmou.
Com relação às aglomerações, a PBH esclareceu que os fiscais de Controle Urbanístico e Ambiental fizeram vistorias para coibir os excessos. “Foram realizadas abordagens de orientação voltadas para a dispersão de aglomerações, bem como para conscientizar os torcedores com relação à importância do papel de cada um no respeito às regras sanitárias definidas para o retorno das torcidas ao estádio”, informou.
A Polícia Militar, por sua vez, afirmou que não houve nenhuma denúncia ou ocorrência registrada envolvendo aglomerações no entorno do Mineirão. Segundo a corporação, o policiamento da capital tem atuado em um sistema de cooperação com os órgãos de fiscalização municipal em relação às medidas sanitárias.
"Cumpre dizer que a Polícia Militar reforçou o policiamento em toda a capital mineira, assim como nas adjacências do estádio Mineirão, através do policiamento ostensivo para a preservação da ordem pública em razão da partida de futebol realizada", afirmou a Polícia Militar.
E-mail: contato@regionaldigital.com.br
REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.