Professores da rede municipal de Itabira vão integrar programa nacional de metodologias educacionais
Dentre 231 projetos inscritos no programa 'Residência Iungo para Educadores', apenas cinco iniciativas foram contempladas
Professores da rede municipal de Itabira terão a chance de contribuir para a elaboração de metodologias pedagógicas e promover o desenvolvimento profissional de educadores de todo o Brasil. O diretor escolar do Colégio Municipal Professora Didi Andrade, Wilian Marcus Ramos, e os professores Joaquim Olegário e Kele Frossard, também educadores da instituição, foram aprovados no programa “Residência Iungo para Educadores”, do Instituto Iungo. A iniciativa oferece um percurso formativo colaborativo, voltado às comunidades escolares da Educação Básica.
Ao longo de oito meses, os residentes aprovados vivenciarão uma jornada centrada em temáticas inovadoras e debates pertinentes à educação contemporânea, além de participarem de um processo de mentoria oferecido pelo Instituto. Conforme o edital, o processo seletivo teve abrangência nacional e as inscrições foram feitas por coletivos de três educadores, que atuam na Educação Básica em uma mesma escola pública ou privada. Ao todo, 231 propostas foram apresentadas e apenas cinco trios de profissionais foram aprovados, totalizando 15 residentes. A formação será 100% on-line e oferecerá uma bolsa de estudo no valor de R$ 20 mil.
Para a secretária de Educação, Luziene Lage, a participação dos professores itabiranos, na Residência Iungo, permitirá que o conhecimento absorvido por eles possa qualificar toda a rede municipal de ensino. “Essa formação está ligada diretamente à criação e experimentação de práticas inovadoras em diferentes contextos escolares, contribuindo para uma cultura escolar transformadora. Ficamos muito felizes pela conquista dos nossos três profissionais. Eles desenvolverão um planejamento com os demais colegas do Didi Andrade e a Secretaria vai aproveitar esse estudo para toda a rede. Assim que eles iniciarem o processo de formação, nós vamos estender a todos os professores da rede mundial de ensino”, comenta Luziene.