AS Notícias Online
HOME POLÍCIA POLÍTICA ESPORTE GERAL EVENTOS EMPREGOS AGENDA VÍDEOS CONTATO

GERAL
QUEM IDEALIZOU OS POÉTICOS CAMINHOS DRUMMONDIANOS?
02/03/2021

 
Comunicadores atiraram sobre a cidade, em 25 de fevereiro, uma informação equivocada sobre a idealização do roteiro poético Caminhos Drummondianos. Em Itabira muito se fala e pouco se prova, não vira sim, o oposto também ocorre. Dezesseis itabiranos pensam que todo mundo tem de acreditar no que eles dizem sem documento, sem até mesmo argumentação aprofundada. Má notícia para essas deidades da onisciência: daremos trabalho a vocês, exigiremos prova, papel velho, certidão, certificado, registro, contrato, comprovante... Só no boquejo, nananinanão. Quem vocês pensam que são?
 
O governo petista Jackson Tavares (1997-2000) tem o mérito inapagável da instalação dos Caminhos Drummondianos. Fixou as placas com os poemas e formou magnífico atrativo cultural e turístico: um emocionante livro a céu aberto, com páginas soltas pela cidade versando sobre a Itabira presente na obra do gauche — um sino, um sobrado, uma pessoa, um acontecimento...
 
Jackson Tavares implantou o roteiro com amadorismo, em suportes inadequados, sem acessibilidade e com numerosos erros nos poemas, de português e transcrição, por mim apontados na época, a quente. Fez malfeito, mas fez. Já no governo João Izael (2005-2012), após luta intensa dO TREM, a empresa Vale patrocinou placas novas e melhores — peçam-me provas, pressionem o jornalista.
 
A questão agora é: quem idealizou os Caminhos Drummondianos? Quem teve o estalo? A quem pertence essa excelente ideia? Comunicadores medrosos costumam apontar várias pessoas como "idealizadoras", tática para fugir da polêmica e ficar bem com todos. Ah, espíritos timoratos...
 
É impossível uma ideia surgir de forma coletiva, teria de ser declarada uma exata coisa por mais de uma pessoa concomitantemente. Um projeto espouca numa cabeça e pode até ter contribuições posteriores, mas idealizador é um só, aquele que primeiro pensou em algo — e convém documentá-lo o quanto antes. Há o problema da inspiração consciente em projetos já realizados, de cópias involuntárias e de apropriações espertalhonas.
 
Quem idealizou os Caminhos Drummodianos? O TREM encontrou um documento que pode trazer a resposta e o publicará em breve com depoimentos de quem conhece o assunto. O jornal não tem compromisso geracional ou com partidos políticos, famílias tradicionais, tribos e potentados. Pretende trazer a verdade, ou pelo menos se aproximar ao máximo dela.
 
O TREM ITABIRANO.

 


 

 

E-mail: contato@regionaldigital.com.br

REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.
REGIONAL DIGITAL
INFORMAÇÃO DE QUALIDADE!
Desenvolvedor: SITE OURO