MORADORES DO BAIRRO NOVA VISTA NÃO TÊM ATENDIMENTO MÉDICO REGULAR
11/02/2021
Reportagem conferiu horários durante três dias.
O Programa Saúde da Família (PSF) foi implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994. É mais uma estratégia, que funciona em todo o país, bem ou mal.
Em Itabira, cidade de 120 mil habitantes, existem 43 endereços de PSFs espalhados em vários bairros e vilas. Neles há atendimentos como no passado eram chamados de postos médicos.
Estamos no ano da saúde, como chamamos, considerando o enfrentamento de uma pandemia histórica, jamais vista, cuja causa é chamada de Covid-19 ou vírus do Coronavírus. Resolvemos, em defesa das famílias, especialmente das menos favorecidas, fiscalizar todos os PSFs da cidade.
Além de equipes de enfermeiros, ajudantes, escriturários, cada PSF tem (ou deve ter) um médico para atendimento durante oito horas por dia, de segunda a sexta-feira. Trata-se de um contrato assinado entre o município e o profissional, em nome, também, do governo federal, que divide os custos.
BAIRRO NOVA VISTA
A nossa primeira visita de procura de médico, por telefone ou presencial ocorreu no Bairro Nova Vista, dos mais carentes de Itabira. Vejam o que constatamos: na quarta-feira, dia 10, ele estava de licença médica; na quinta-feira 11, ele chegou às 9h03 e foi embora às 10h19. Já havíamos constatado que na sexta-feira, 29 de janeiro, ele chegou ao trabalho às 8h18 e deixou suas funções às 9h53.
A nossa missão vai continuar. Vamos continuar visitando todos os outros locais de atendimento à saúde da população.
Segundo informacões da comunidade ,geralmente o médico atende só na parte da manhã.
Para esclarecimento, um médico que atua nos PSFs tem um salário fixo de R$ 15 mil reais mensalmente.
OUTRO LADO
Tentamos várias vezes falar com o médico pelo número 3839-2499 (contato do PSF do Bairro Nova Vista), como estivemos no local, mas não o encontramos.
E-mail: contato@regionaldigital.com.br
REGIONAL DIGITAL 2025. Todos os Direitos Reservados.